Publicado em Quarta - 24 de Fevereiro de 2021

Geral Presidente da ESA Bruno Cintra defende delegada Nubya Reis e processa Wellen Lopes, advogada de jornalista. OAB/MT em silêncio constrangedor

Há cerca de 90 dias um silêncio constrangedor toma conta da seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil. São quase três meses de uma postura omissa de uma das entidades mais respeitadas neste Estado de Mato Grosso mas que, nos últimos tempos, vem sendo submetida a uma série de revezes diante da opinião pública. Uma categoria que sempre se manifestou com rapidez e defendeu seus pares de forma exemplar e aplicada, agora aparece, na gestão do atual presidente, advogado Leonardo Campos, envolta em situações vexatórias, como o próprio presidente arrastado para as manchetes como possivel agressor de sua mulher, outra advogada, e uma sepulcral quietude quando as prerrogativas profissionais de uma ativa advogada é colocada em causa.

Leia mais...

Geral Cobrança de honorários advocatícios

Publicado em Segunda - 22 de Fevereiro de 2021

Nos termos da Constituição da República, o advogado é indispensável à Justiça, pois, presta serviço público e exerce função social. Cabe lembrar, que no exercício da profissão, é inviolável por seus atos e manifestações, nos limites da lei. É profissional liberal, e deve sempre pautar o seu trabalho com base na ética e moral, devendo obediência ao que dispõe o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil.

Nesse sentido, a cobrança dos honorários, pela prestação do serviço jurídico, está inserido de forma pública e transparente na Tabela de Honorários, publicado pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Leia mais...

Geral Plebiscito não. VLT sim!

Publicado em Domingo - 07 de Fevereiro de 2021

Aconteceu, no último dia 4, importante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso para debater a conclusão das obras do VLT. O autor do requerimento foi o deputado Valdir Barranco.

Fui convidado a participar para uma fala de apenas 8 minutos e o que disse está gravado e reafirmo aqui: o povo está cansado da falta de resultados e promessas não cumpridas de políticos.

Por isso, é inaceitável, neste momento de pandemia com parcos recursos, sugerir um plebiscito como quer o prefeito de Cuiabá. É só palanque e não resolve o problema.

Leia mais...

Geral A OAB de Mato Grosso se desmanchou no ar

Publicado em Quinta - 04 de Fevereiro de 2021

Este é mais um dos tantos artigos que escrevi, no decorrer do ano de 2020, sobre o aumento exagerado das custas judicial do Poder Judiciário do Estado de Mato. Esta questão é e continua grave, pois trata de um sério entrave ao acesso à Justiça.

O que aconteceu? Foi encaminhado pelo Poder Judiciário e aprovado pelo Poder Legislativo um projeto de lei que, posteriormente, foi sancionado pelo Governador do Estado transformando na Lei nº 11.077, datada de 10.01.2020. Esta lei iria entrar em vigor noventa dias depois da sanção, mas por intervenção do STJ, em observância ao princípio da anualidade, entrou em vigor, no dia 01.01.2021.

Leia mais...

Geral Advogada Wellen Lopes em defesa das prerrogativas dos advogados. Sozinha. OAB se omite

Publicado em Segunda - 01 de Fevereiro de 2021

O noticiário deste ultimo final de semana do mês de janeiro de 2021 expôs para todos os interessados o confronto entre a delegada da Mulher de Cuiabá Nubya Reis e a advogada Wellen Lopes. Bem sei que a maioria das pessoas estava ligada no confronto entre Santos e Palmeiras, pelo titulo das Libertadores. Ou no confonto entre Emanuel e Mauro Mendes, pelo destino do VLT e da política em Cuiabá.

Leia mais...

Geral As ferrovias que faltavam a Mato Grosso

Publicado em Quinta - 14 de Janeiro de 2021

O histórico Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 16/2020, que altera o artigo 131 da constituição estadual e concede ao ente federativo a competência para “explorar diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização a prestação de serviços públicos”, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no final de outubro.

Leia mais...

Geral A única coisa que não podes perder é a fé

Publicado em Segunda - 28 de Dezembro de 2020

O ano de 2020 foi difícil pra todo mundo e talvez você esteja sem fé, desanimado, desacreditado. Talvez tenha perdido alguém que ama, o emprego, sua empresa, seu teto, o pão de cada dia, o ânimo de viver...

Eu sei o quanto isto tudo é difícil, pois já vivi estas adversidades e as superei, acredite! Posso falar com propriedade: a única coisa que você não pode perder é a fé! Ela reconstrói, recria realidades muito melhores que a atual. Basta se permitir olhar para as questões que impedem de criar a vida que se deseja e merece.

Leia mais...

Geral Em busca do espetáculo

Publicado em Segunda - 14 de Dezembro de 2020

A rotina é uma prisão sem grades, quando não se sabe gerenciar a liberdade do pensar, vive-se sob a força do pensamento negativo e por isso a incerteza passa a dominar as ações.

A grande sacada mental é valorizar o que temos e não o que está faltando. As pessoas estão vivendo de felicidades artificiais e são dominadas pelas rotinas consumistas, que na verdade são conquistas passageiras, só para transparecer o poder efêmero da grife que se usa.

Leia mais...

Geral Porque o sol pode comprometer o resultado de uma cirurgia plástica

Publicado em Domingo - 06 de Dezembro de 2020

Quem pensa em se submeter a uma cirurgia plástica tem que entender que o resultado final vai depender de você seguir a risca as recomendações dada pelo médico cirurgião plástico.

E um dos inimigos nesse período de recuperação, é justamente o sol que pode causar cicatrizes escuras ou manchas roxas que se transformam em ‘tatuagens’ permanentes.

No mínimo o tempo para se expor ao sol é de 30 dais após a cirurgia e dependendo de qual foi realizada e qual parte foi afetada pode demorar até 3 meses para ser liberada para o sol.

Leia mais...

Geral Os Santificados...

Publicado em Domingo - 06 de Dezembro de 2020

Faleceu há mais de seis anos, aos 81 anos, o padre jesuíta João Batista Libânio, um dos maiores teóricos da Teologia da Libertação. Padre Libânio, como era conhecido mundialmente, dedicou-se aos estudos teológicos, à ação pastoral e ao magistério durante anos. Foi autor de mais de 125 livros. Primo de Frei Betto, veio a óbito no dia internacional da não violência.

Leia mais...