Publicado em Terça - 20 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

Imazon mostra que MT foi Estado da Amazônia Legal com menor desmatamento

O relatório divulgado na sexta-feira (16.08) pelo instituto de pesquisa Imazon dos alertas de desmatamento na Amazônia Legal mostra que Mato Grosso foi o Estado que menos desmatou, em relação aos demais que compõem a Região Amazônica, entre os meses de julho de 2018 a julho de 2019.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci

Órgãos estaduais deflagram operação de enfrentamento aos crimes ambientais

Publicado em Terça - 20 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Mato Grosso registrou, de janeiro a 15 de agosto deste ano, 12.990 focos de calor. O número alcançado coloca o estado como o que mais teve queimadas entre as unidades da Amazônia Legal. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado do Pará ocupa o segundo lugar no ranking

Leia mais...

Mato Grosso planeja transição da matriz energética

Publicado em Sábado - 17 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

Os estudos (Avaliação dos potenciais técnicos e econômicos de geração e uso de energias renováveis em Mato Grosso e Plano estratégico para o desenvolvimento de energia renováveis em Mato Grosso), coordenados pelo engenheiro Ivo

Leia mais...

Subida em Morro de Santo Antônio deve ter autorização da Sema

Publicado em Sábado - 17 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) orienta sobre a necessidade de autorização da Coordenadoria de Unidade de Conservação (Cuco) para atividades e visitação no Morro de Santo Antônio (27 Km de Cuiabá), localizado no município de Santo Antônio do Leverger.

Leia mais...

Nova ferramenta da Sema permite a detecção imediata do desmatamento ilegal

Publicado em Quarta - 14 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), lançou nesta quarta-feira (14.08) a Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite Planet, um sistema de detecção de desmatamento em tempo real de alta resolução que permitirá um monitoramento ambiental preventivo.

Leia mais...

Período mais severo de seca acende alerta para prevenção de incêndios na vegetação

Publicado em Segunda - 12 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ CBM-MT

Segundo os dados de satélites, sistematizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de calor aumentou 41,57% em Mato Grosso em 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados estão no Informativo do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT)

Leia mais...

AMM defende autonomia dos municípios nas atividades de licenciamento ambiental

Publicado em Domingo - 11 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ AMM

Fraga defende a devolução aos municípios das atividades de licenciamento ambiental, que pela legislação federal, já são de responsabilidade do ente municipal. “A AMM pede que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente devolva aos municípios os licenciamentos de sua competência", observou o presidente da AMM

Leia mais...

Mato Grosso reduz desmatamento e áreas afetadas por queimadas

Publicado em Domingo - 04 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

Embora ainda precise continuar a fazer o dever de casa, Mato Grosso vem reduzindo as queimadas e os desmatamentos em seu território. Entre 2017 e 2018, por exemplo, caiu de 1.561 para 1.490 a quantidade quilômetros quadrados desmatados, tendo sido, ao lado de Tocantins e Maranhão, um dos poucos Estados da Amazônia Legal a obter este resultado.

Leia mais...

Lixeiras subterrâneas ajudam na coleta seletiva e inclusão de catadores

Publicado em Quarta - 31 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

Mais duas lixeiras subterrâneas foram entregues pela Prefeitura de Cuiabá nesta quarta-feira (31). As novas estruturas, construídas na Praça Caetano Albuquerque e na Avenida Getúlio Vargas (próximo à Praça da República) se juntam ao compartimento inaugurado, anteriormente, na Praça Alencastro. Com capacidade de armazenamento de cerca de seis toneladas de resíduos, somados os três conjuntos, elas chegam à Capital com pelo menos dois principais objetivos traçados.

O primeiro deles é o de ser mais uma ferramenta utilizada pelo Município para o avanço na coleta seletiva pela cidade. As lixeiras são compostas por três contêineres enterrados e divididos em duas categorias.

Leia mais...

Sistema da Sesp acompanha em tempo real incêndios florestais e queimadas urbanas

Publicado em Sexta - 26 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Em menos de 24 horas, o sistema de monitoramento de incêndios florestais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) registrou 501 ocorrências de focos de calor em áreas urbanas e rurais de Mato Grosso. O registro compreende o período das 18 horas da quinta-feira (25) até às 8 horas desta sexta-feira (26.07).

Leia mais...