Publicado em Sexta - 14 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

MT planeja empregar uso controlado do fogo para prevenção de incêndios

O Estado de Mato Grosso, por meio do Comitê do Fogo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros Militar, estuda aplicar a técnica de Manejo Integrado do Fogo (MIF) para diminuição de material combustível, prevenindo incêndios florestais de grandes proporções.

Leia mais...
Foto: Comitê do Fogo

Missão alemã afirma que Ministério Público confere robustez a programa de investimentos para redução de desmatamento

Publicado em Sexta - 31 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

A participação do Ministério Público de Mato Grosso no Programa Global REDD Early Movers (REM) - REDD para Pioneiros, foi elogiada por integrantes da comitiva do banco de desenvolvimento alemão KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), entidade financiadora da iniciativa. “Estamos muito satisfeitos que o Ministério Público esteja dentro do programa, isso dá robustez ao REM”, afirmou a coordenadora do REDD para Pioneiros, Christiane Ehringhaus, em reunião com o procurador-geral de Justiça do Estado, José Antônio Borges Pereira, na quinta-feira (30 de maio).

Leia mais...

Mais de 3,5 toneladas de peixe são apreendidas por órgãos de defesa do meio ambiente

Publicado em Quinta - 30 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

Cerca de 3,5 toneladas de peixe de criames de várias espécies foram apreendidos, pela Polícia Civil, na quarta-feira (29.05), em ação integrada deflagrada por órgãos de fiscalização ambiental com objetivo de apurar uma denúncia. O pescado estava armazenado em um frigorífico de pescado clandestino, em uma propriedade rural no Distrito da Guia,

Leia mais...

Liminar obriga município a mapear e assegurar limpeza de terrenos

Publicado em Segunda - 27 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

Leia mais...

Projeto quer banir pulverização aérea em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 23 de Maio de 2019 | por BLOGS UOL

Maior produtor de grãos e dono da maior frota de aeronaves agrícolas do país, Mato Grosso pode ver a pulverização aérea ser banida da agricultura no estado. É isso que propõe o projeto de lei 484/2019*, apresentado pelo deputado Estadual Lúdio Cabral (PT-MT).

Leia mais...

Ministro de Minas e Energia diz que não há barragem segura no Brasil

Publicado em Quinta - 23 de Maio de 2019

O ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque, disse nesta quinta-feira (23), que não há barragem segura no país. Em depoimento na Comissão de Meio Ambiente do Senado, sobre segurança de barragens, o ministro disse que "não tem barragem segura. Esse conceito não existe”.

Leia mais...

Câmara Temática de Meio Ambiente debate poluição sonora

Publicado em Quarta - 22 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

A primeira reunião da Câmara Temática de Meio Ambiente do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) foi realizada nesta quarta-feira (22 de maio), para tratar de poluição sonora e perturbação do sossego, enquadradas respectivamente como crime ambiental e contravenção penal.

Leia mais...

Sem lei que difere cobrança do ICMS não haverá sustentabilidade florestal nem econômica, aponta Cipem

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Ascom CIPEM

O problema surgiu em meados de 2018, quando o Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) interpretaram que a publicação da referida lei resultava em renúncia fiscal e recomendaram a suspensão dos seus efeitos.

Leia mais...

Defesa Civil de Mato Grosso fará parte do plano de prevenção e combate a incêndios florestais

Publicado em Quinta - 16 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ CBM-MT

O Corpo de Bombeiros Militar apresentou, na quarta (15), o Plano de Operações para Temporada de Incêndios Florestais (Potif 2019) à Defesa Civil de Mato Grosso, com destaque para as ações preventivas, preparatórias para a estação seca que se aproxima em Mato Grosso.

Leia mais...

MPF instaura inquérito civil para apurar poluição do rio Araguaia por concessionária de serviço de água e esgoto

Publicado em Domingo - 12 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPF-MT

O Ministério Público Federal (MPF) em Barra do Garças (MT) instaurou inquérito civil público com o objetivo de apurar responsabilidade da empresa Águas de Barra do Garças pelo derramamento de esgoto, sem tratamento, no leito do rio Araguaia.

Leia mais...