Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Terça - 03 de Fevereiro de 2015 às 15:28
Por: G1

    Imprimir


 O penúltimo rotor da Usina Hidrelétrica Teles Pires, localizada em Paranaíta, deve passar pela BR-163 nos próximos dias. O equipamento, que pesa 280 toneladas, chegou ao Trevo do Lagarto, em Cuiabá, neste domingo (1/2), e nesta segunda-feira (2), a previsão é que chegue até o km 490 da BR-364 (409 da BR-163), na região de Jangada. O trajeto de 486 quilômetros até Sinop, norte do estado, deve durar em média 11 dias para ser concluído, caso não ocorram imprevistos. A peça tem oito metros de diâmetro e cinco de altura, sendo necessária a ocupação de toda a via para sua locomoção.

O equipamento trafega pela BR-163 durante duas horas, em uma média de 15 quilômetros por hora. Neste período, a rodovia é interrompida nos dois sentidos. Após isso, o tráfego é liberado durante uma hora para aliviar o represamento de veículos. A média de deslocamento da carga, em casos onde não há ocorrências, é de 50 quilômetros por dia, sempre trafegando entre 8h e 17h.

 

A concessionária que realiza obras na BR-163, Rota do Oeste, fará a organização do fluxo dos veículos na rodovia nos momentos de parada do veículo especial que transporta o rotor no trecho de concessão. Um carro da concessionária acompanhará o transporte.

Percurso

Para chegar à usina em Mato Grosso, o rotor sai de Taubaté, no interior de São Paulo, e passa pelo porto de Santos, seguindo por mar até o porto de Montevidéu, no Uruguai, para depois embarcar em uma balsa pela Hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres, a 220 km a oeste da capital. Na sequência, ele segue por terra, começando pela BR-070 e depois pela BR-163. Mais um rotor está previsto para chegar à usina, que é composta por cinco equipamentos iguais a este.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10114/visualizar/