Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 03 de Fevereiro de 2015 às 09:33
Por: Secom/VG

    Imprimir


A Semana Pedagógica/2015 {02 a 06.02} objetiva avaliar o andamento de programas educacionais em Várzea Grande e traçar diretrizes para 2015, explicou a mestranda Maria Fernanda Figueiredo. A palestrante discorreu detalhadamente sobre projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME) em curso, e, além de enaltecer pontos positivos (resultados) e entraves na execução de alguns, conclamou os profissionais da área a unirem forças.

"Coletivamente determinados, imbuídos do idealismo peculiar à categoria educadora do município, alcançaremos as metas traçadas nesse segmento. O secretário de Educação, Silvio Fidelis deixou isso bem claro na abertura do evento, quando ressaltou o poder de transformação pela simples vontade coletiva de acreditar e lutar para a concepção de projetos de larga abrangência social.

"A união sempre faz a força, é sabido" - disse ele. E acrescentou que ela existe forte também na área educacional de Várzea Grande, no ensino público. Fator notório pelos excelentes resultados alcançados na atual gestão."
 
A SME, sublinhou Maria Fernanda, hoje é destaque exemplar em várias frentes de trabalho, em prol de um nível educacional gradualmente aprimorado. "Desde janeiro de 2013, implementou-se uma série de mudanças reivindicadas há tempos pelos gestores responsáveis pelas unidades municipais.

Escolas foram reformadas, ampliadas, dotadas de melhores condições de trabalho para professores e demais profissionais ali lotados. Além, claro, da disponibilização de benefícios modernos que a ala estudantil recebeu, a exemplo de equipamentos de informática."
 
Ela ainda falou sobre a execução do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Explicou que reconhece o esforço dos gestores que trabalham com esse Programa Educacional no município. "Têm se esforçado para obter avanços, elaboram propostas. Mas é possível melhorá-lo ainda mais, desde que exista suporte técnico disponível nas escolas, luta contínua da gestão. O EJA precisa estar mais presente na zona rural de Várzea Grande e isto é realidade anunciada. Só pedimos que continuem firmes, olhem com carinho diferenciado para o EJA". 
 
Outro ponto citado na palestra foi com relação ao PROERD - Programa de Resistência às Drogas, parceria entre Prefeitura de Várzea Grande e PMMT. "A culminância desse Programa aconteceu em dezembro último, com a Caminhada pela Paz, com 23 escolas presentes. O PROERD já atendeu 1.773 alunos do 5º ano".
 
Outros tópicos foram igualmente salientados pela educadora (Seleção de Tutores, Espaço de Saberes, Pro-Infância, Pro-Funcionário, PARFOR, Mais Educação, etc). "O Mais Educação é um projeto que redundou em saldo proveitoso em 2014. Atualmente, a maioria das escolas estão regulares junto ao MEC para liberação de recursos".
 
As palestras de abertura da Semana Pedagógica foram direcionadas para coordenadores e secretários de escolas, elencou.  "O foco principal deste evento em curso é a Coordenadoria Pedagógica". Mas serão abordados outros temas nas demais palestras à frente semana afora, citou, tais como:
 
"O papel da equipe gestora na aprendizagem de alunos, a cargo da professora mestranda Ludimila Izabel Silva da Mata; "Reflexões e colóquio pedagógico sobre os resultados da ANA, Provinha Brasil e IDEB- professora Edneia Domingas de Miranda; "O papel dos profissionais administrativos na vida escolar dos alunos" - professora Ivete Queiroz Porto; "Atribuições do TDI nas EMEBs e CMEIs - professora Me. Cláudia A. dos Santos Valadares;

"A organização do trabalho pedagógico à luz dos fundamentos e princípios do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" - professora Edneia Domingas de Miranda; "Orientações Pedagógicas para cuidar e educar a criança pequena" - professora Maria Cláudia A. dos Santos Valadares; e "A contribuição dos profissionais técnicos de suporte escolar na aprendizagem dos alunos" - professora Me. Ludimila Izabel da Silva da Mata.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10124/visualizar/