Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Segunda - 04 de Julho de 2016 às 13:43
Por: Redação TA c/ PJC - MT

    Imprimir


Foto: PJC-MT
O projeto social “De Bem Com a Vida”, da Polícia Judiciária Civil, está participando de vários fóruns comunitários realizados em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Juventude (UNICEF), e com o Governo do Estado de Mato Grosso, dentro do compromisso firmado com nove governadores, durante o 12º Fórum de Governadores da Amazônia Legal Brasileira e ratificado pelo Fórum Integrado de Secretários Estaduais da Amazônia.

O Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, período 2013/2016, é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes na Amazônia Legal. O fórum reúne pessoas, entre representantes da sociedade civil, dos municípios, demais autoridades para avaliar as políticas públicas e ações que garantem os direitos das crianças e adolescentes.

As atividades estão ocorrendo nos municípios de Sinop, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos, Campo Novo dos Parecis e São José d Rio Claro, e traz como dinâmica a apresentação do plano de ação envolvendo: educação, saúde e social, onde os participantes se dividem em grupos de trabalhos para avaliar os resultados alcançados, que apontam desde a ampliação das investigações de óbitos maternos, intensificação do combate ao trabalho infantil ao aumento do acesso à educação.

A programação ainda incluiu visitas nos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, e nos Conselhos Tutelares dos municípios como forma de avaliar o funcionamento dessas instituições.

Dois policiais civis, Ademar Torres e Tatiane Castro, da Coordenadoria de Polícia Comunitária, estão atuando como mediadores nos fóruns, que tem como propósito avaliar a comunidade sobre a aplicação das políticas sociais na cidade. Eles também divulgam o projeto “De Bem Com a Vida” e ainda definem as ações de prevenção nos municípios visitados.

Para o delegado de polícia do município de São José do Rio Claro, Nilson André Farias de Oliveira, esse momento é de avaliar quais foram os resultados que vieram de todo esse processo de fortalecer o atendimento à criança e ao adolescente.

“A cidade avançou bastante e nós estamos otimistas em receber o Selo Unicef, que significa dizer que estamos fazendo a política pública de atendimento à criança e ao adolescente da forma correta”, destacou o delegado.

Os próximos municípios serão Marcelândia e Tapurah.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1039/visualizar/