Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Segunda - 04 de Julho de 2016 às 12:39
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT
O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) recebeu, na manhã desta segunda-feira (04.07), prêmio de reconhecimento internacional durante o Global Agrobusiness Forum 2016, evento que está sendo realizado em São Paulo e segue até terça-feira (05.07). Responsável por definir os critérios para atestar a qualidade da carne produzida em território estadual, por meio do selo

“Carne de Mato Grosso”, o Imac é o primeiro instituto do País neste segmento e o sexto do mundo. Atualmente, Mato Grosso detém o maior rebanho bovino do Brasil, totalizando mais de 29 milhões de animais.

O prêmio, entregue ao governador Pedro Taques, é resultado do trabalho que Mato Grosso tem desenvolvido em relação à produção da carne. Conforme Taques, além de ser o maior produtor bovino, o Estado também está atuando para garantir um produto de qualidade certificada. “Mesmo em meio à crise, estamos trabalhando para construir novas oportunidades para Mato Grosso”, frisou.

Criado em março deste ano, o Imac é responsável por promover a carne de Mato Grosso; definir critérios para tipificação da carne; articular com entes públicos e privados nacionais e/ou internacionais o desenvolvimento de ações que promovam a carne estadual e estudos para a melhoria da mesma; realizar parcerias por meio de convênios com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa,

Assistência e Extensão Rural (Empaer), com o objetivo de capacitar os produtores rurais da agricultura familiar; desenvolver pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhorias na qualidade da carne; promover atividades de orientação ao consumidor, baseadas em pesquisas de mercado; fomentar o desenvolvimento de produtos e a rastreabilidade da carne.

Recentemente, o presidente do Imac, Luciano Vacari, apresentou ao governador Pedro Taques o protocolo que definiu os critérios para atestar a qualidade da carne produzida em território estadual, por meio do selo “Carne de Mato Grosso”.

O sistema conta com quatro critérios de validação: o de rastreabilidade, o de acompanhamento por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, nota fiscal e marca fogo do proprietário nos animais, o de cumprimento de indicadores socioambientais, e a ainda a inscrição das unidades frigoríficas, onde os animais serão abatidos, junto ao sistema estadual de pesagem.

Além da premiação, o governador Pedro Taques também participa de palestras sobre a produção sustentável de proteína animal e a percepção do consumidor sobre o agronegócio.

Criação do Imac

A ideia para criação do Imac surgiu em outubro de 2015, durante viagem do governador Pedro Taques ao Uruguai para participar do Seminário Internacional Democracia e Liberdade de Expressão, organizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais do Brasil). Na oportunidade, Taques conheceu o Instituto Nacional de Carnes do Governo (INAC) para controle de peso do gado. Lá, a implantação e manutenção do sistema é de responsabilidade do governo uruguaio que recebe as informações online instantaneamente, além de ter maior controle de toda a carne produzida no País.

A criação do INAC permitiu ao Uruguai um controle preciso sobre a arrecadação, eliminando a sonegação e garantindo melhor controle sobre a cadeia da carne (bovina, ovina, suína, etc.).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1047/visualizar/