Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2014
Domingo - 26 de Outubro de 2014 às 09:19
Por: Redação TA c/ Gazeta Digital

    Imprimir


Neste domingo (26), mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas em Mato Grosso para decidir o futuro político do Brasil escolhendo o próximo presidente da República. No segundo turno, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) estão na disputa. E, assim como no primeiro turno, os eleitores devem ficar atentos às regras da Justiça Eleitoral para evitar transtornos.

A votação começa a partir das 8 horas da manhã em todas as sessões eleitorais, respeitando o fuso horário, com término previsto para as 17h, conforme determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e para votar é necessário levar um documento de identificação com foto: título eleitoral, carteira de motorista, de trabalho ou de reservista e a identidade.

Nos locais onde a votação for biométrica também é preciso levar a documentação. Isso porque se o sistema de identificação falhar, como ocorreu em algumas regiões no primeiro turno, os documentos serão exigidos.

As informações sobre zona eleitoral e a seção de votação podem ser verificadas no título de eleitor. Caso o documento tenha sido perdido, é possível consultar o local de votação e o número do título na página do TSE. Também é possível baixar o aplicativo para smartphones ‘Onde votar ou justificar”, criado pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso às informações referentes ao local de votação e aos postos de justificativa. A ferramenta está disponível para as plataformas Android e iOS.

Os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral poderão justificar o voto em qualquer seção eleitoral. Aqueles que deixarem de votar vão pagar multa de R$ 3,50 e terão a perda de direitos como emitir passaporte, regularizar CPF, além de não tomar posse em cargo público. Quem não votou no primeiro, pode votar normalmente no segundo turno. No entanto, é necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, ou seja, se faltou à votação no primeiro turno, deve fazer uma justificativa; se faltar ao segundo turno, outra justificativa.

Os eleitores podem manifestar o apoio a seus candidatos, desde que seja de forma silenciosa e individual. Até o término da votação é proibida a aglomeração de pessoas e também o uso de broches, roupas padronizadas, bandeiras e adesivos que caracterizem nanifestação coletiva.

Não permitido fazer “selfie” (foto) dentro da seção eleitoral, principalmente quando o eleitor estiver de frente com a urna na cabina de votação. Por isso, o eleitor não pode utilizar celulares, tablets ou máquinas fotográficas na hora de votar. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota. A proibição serve para preservar o sigilo. A totalização dos votos começará a ser contabilizada logo após o encerramento da votação (às 17h), entretanto, por causa do horário de verão, o resultado parcial só será divulgado a partir do encerramento da votação no estado Acre, ou seja, às 19h em Mato Grosso.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que neste segundo turno cerca de 3.500 agentes vão trabalhar para garantir a segurança durante a votação. Em Mato Grosso não foi decretada a chamada Lei Seca. Dessa forma, ficam liberados a venda e o consumo de bebidas alcoólicas. No primeiro turno, dos 141 municípios do Estado, somente as cidades de Cáceres, Nova Mutum, Sorriso e Vila Rica tiveram o fornecimento de bebida alcoólica suspenso.

Segundo o TRE, a previsão de tempo médio para que o eleitor vote no segundo turno é de 18 segundos (na urna comum) e 42 segundos (na urna com leitor biométrico) nos estados onde não há mais disputa de governador, como é o caso de Mato Grosson, onde o senador Pedro Taques (PDT) foi eleito governador no primeiro turno. No primeiro turno, realizado no último dia 5, o tempo médio de votação nas urnas comuns foi de 61,04 segundos, e na urna com identificação biométrica foi de 85,04 segundos. Na data, os eleitores votaram em cinco candidatos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10809/visualizar/