Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2014
Domingo - 05 de Outubro de 2014 às 09:56
Por: R 7

    Imprimir


 A maioria dos eleitores — 43,1 milhões ou 30,2% do total — tem ensino fundamental incompleto.
A maioria dos eleitores — 43,1 milhões ou 30,2% do total — tem ensino fundamental incompleto.

Quase 143 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (5) para escolher o novo presidente da República, que governará o Brasil pelos próximos quatro anos. Os brasileiros também vão escolher governadores de Estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais. São 142.467.862 de eleitores no Brasil e 354.184 no exterior, segundo a Justiça Eleitoral.

Onze nomes disputam o Palácio do Planalto: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Everaldo Pereira (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), José Marina (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO).

O eleitorado brasileiro é composto por 74,4 milhões de mulheres, 68,2 milhões homens. A maioria dos eleitores — 43,1 milhões ou 30,2% do total — tem ensino fundamental incompleto.

Depois, na ordem, estão os eleitores com ensino médio incompleto, com 27,5 milhões; ensino médio completo (23,8 milhões); eleitores que leem e escrevem (17,2 milhões); ensino fundamental completo (10,3 milhões); superior completo (8 milhões); analfabetos (7,3 milhões); superior incompleto (5,2 milhões); e as pessoas que não informaram (115,4 mil).

Quase 33,8 milhões possuem entre 45 e 59 anos seguidos dos eleitores com idade entre 25 e 34 anos (33,2 milhões). Os eleitores de 35 a 44 anos estão na terceira posição do ranking de faixa etária, com 28,4 milhões de eleitores.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, quase 32 milhões de pessoas vão às urnas. Em Minas Gerais, segundo Estado com mais eleitores, 15,2 milhões de pessoas votarão. O Rio de Janeiro tem 12,1 milhões de eleitores. Na Bahia são 10,1 milhões.

Biometria

Neste ano, 764 cidades do País vão votar com a identificação biométrica, ou seja, por meio das impressões digitais de cada eleitor. São 23,8 milhões de eleitores cadastrados, mas pouco mais de 21,6 milhões vão usar a tecnologia para votar em 2014.

Os Estados de Sergipe, Alagoas, Amapá e o Distrito Federal terão 100% dos eleitores identificados pela digital – o que não dispensa a apresentação de documento com foto.

Candidatos

Além dos 11 candidatos à Presidência, o brasileiro também vai escolher governador de Estado, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital. Ao todo, são 26.171 candidaturas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas apenas 22.620 estarão nas urnas — as outras têm alguma pendência com a Justiça Eleitoral. Esse número inclui candidatos a vice-presidente, vice-governadores e 1º e 2º suplentes de senadores.

Votação

A votação começa às 8h e vai até às 17h (horário de Brasília). Estão obrigados a votar todos os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos. Por outro lado, o voto é facultativo para quem tem 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas.

Para votar, o eleitor deve levar um documento oficial com foto que comprove sua identidade — título de eleitor, carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

A ordem de votação será a seguinte na urna eletrônica: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador de Estado e presidente da República. Para deputado estadual/distrital, o eleitor digitará cinco números. Para federal, são quatro dígitos. Depois, no caso de senador, são três números. Por fim, dois números para governador e presidente.

Para os cargos majoritários de presidente da República e governador de Estado, é necessário conquistar a maioria absoluta dos votos para ser eleito – quer dizer, 50% dos votos mais um. Caso um candidato não atinja esse patamar, será realizado um segundo turno entre os dois mais bem colocados. O pleito está marcado para o próximo dia 26 de outubro. 

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10922/visualizar/