Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 24 de Junho de 2016 às 20:08
Por: Redação TA c/ Secom/Cba

    Imprimir


Foto: Jorge Pinho
Pelo menos 190 alunos de quatro escolas da rede municipal de Cuiabá participaram nesta sexta-feira (24) da “Maior Aula de Natação do Mundo”. Este é o segundo ano consecutivo que escolas da rede municipal participam do evento.

A aula, promovida por organizações de segurança e de formação aquática de vários países, visa conscientizar a população sobre a importância de ensinar as crianças e jovens a nadar como forma de evitar o afogamento. A aula ocorreu simultaneamente em todos os países que aderiram ao evento.

As escolas que participaram do evento foram a Professor Ezequiel de Siqueira, Professora Maria Dimpina, Deputado Ulisses Guimarães e Dom Bosco, do Praeirinho.

Em Cuiabá o evento ocorreu na academia Medley. A coordenadora da academia, Patrícia Marchesin, destaca que ações como essas são de extrema importância para reduzir o índice de mortes por afogamentos, que é considerado muito preocupante.

“Pesquisas revelam que o número de mortes por esse motivo está aumentando a cada ano. Pelo menos 17 mortes são registradas por dia e desse total três são de crianças. Nós entendemos que uma das maneiras de evitar acidentes desse tipo é ensinar a criança a nadar, pois ela terá noção do perigo e saber quando e onde pode entrar”, disse Patrícia Marchesin.

A secretária municipal de Educação Marioneide Kliemaschewsk lembrou que Cuiabá também registra alto índice de afogamentos, justamente por ser uma cidade de clima seco e de muito calor e as pessoas procuram o lazer em lagos e rios.

“Não podemos ficar inertes diante de uma situação tão preocupante. Nós trabalhamos com aproximadamente 50 mil crianças e adolescentes e precisamos unir forças para tentar reduzir esses índices. O alerta aos alunos e pais é importante e a escola tem papel fundamental nesse processo, pois prevenir ainda é a melhor saída”, ressaltou a secretária.

A diretora da escola Ezequiel de Siqueira, Eva Gonçalina de Campos, disse que a escola apoia esse tipo de evento por acreditar na importância da prática do esporte como forma de promoção da saúde. “Os índices de afogamentos são muito altos e essa é uma questão que precisa ser levada a sério e trabalhada com os alunos também em sala de aula”, disse a diretora, lembrando que a escola levou cerca 100 alunos para participar do evento.

Acompanhadas dos professores e monitores, os alunos ficaram dentro da piscina por 30 minutos, tempo cronometrado em todos os países participantes. Eles participaram de várias atividades recreativas e aprenderam questões de segurança na água. Todos os alunos receberam certificado de participação.

“Foi muito legal e divertido. Aprendi a nadar melhor e que só posso entrar numa piscina ou rio com os meus pais”, disse o aluno Kalebe Belido, 8 anos.

O treinador da equipe de natação da academia Medley, Jefferson Carvalho Mendes, que foi um dos atletas a conduzirem a Tocha Olímpica em Cuiabá falou da importância da prática da natação na vida de uma criança. “Ao incentivar a prática da natação estamos contribuindo para melhorar esses índices e, além disso, de uma aula como essa podemos revelar um grande talento para o esporte”, disse o treinador, que levou a tocha para os alunos conhecerem de perto.

Maior aula do Mundo

O evento foi criando nos Estados Unidos em 2010, justamente por causa de o país registrar um número alarmante de mortes por afogamentos. Desde 2010 pelo menos 155 mil crianças e adolescentes já participaram do evento em todo o mundo. Em 2015, foram 38.170 pessoas de 22 países participantes. No Brasil foram 3.329 participantes, conquistando a segunda posição entre os 22 países que aderiram ao evento.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1157/visualizar/