Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quarta - 22 de Junho de 2016 às 15:13
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Junior Silgueiro/Gcom-MT
 O governador Pedro Taques recebeu  nesta terça-feira (21.06), diretores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). No encontro, que contou com 25 representantes da classe produtiva do estado, Taques falou sobre os investimentos que o Executivo tem realizado nos municípios e destacou a importância dos produtores aderirem ao “Pacto por Mato Grosso”, por meio do novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

 

“Sabemos da importância do setor produtivo e precisamos do apoio de vocês neste momento que é de crise. Precisamos fazer um pacto pelo Estado e estamos conversando com todos. Junto aos Poderes já apresentamos a redução do duodécimo; para a classe comercial definimos mudanças por meio do Decreto 380, que terá inicio a partir de 2017. Com os frigoríficos também estão sendo discutidas novas medidas. O Governo não se faz sozinho, precisamos de todos neste momento”, reforçou Taques.

 

Na última semana, o Conselho Diretor do Fethab aprovou a resolução que assegura mais R$ 100 milhões em investimentos para infraestrutura neste ano. O valor é resultado do reajuste em dobro das taxas que incidem sobre as commodities (soja, boi em pé e algodão) das contribuições feitas pelo setor produtivo.

 

De acordo com o presidente da Famato, Rui Prado, a nova proposta já foi apresentada à classe. Durante a reunião, ele ainda entregou ao governador um documento contendo reivindicações específicas para o setor produtivo. “Queremos que esta agenda também seja estendida a outros órgãos, que ela se mantenha aberta para que possamos discutir os compromissos do Executivo e também da classe produtiva”.

 

Representante da Famato em Barra do Bugres, Rogério Romanini destacou a importância do governo discutir e apresentar a nova proposta à classe. Jair Guariento, membro do Famato de Primavera do Leste, também elogiou o posicionamento do Executivo em falar sobre a realidade vivenciada no estado.

 

“Problemas existem e eles precisam ser enfrentados. Sabemos das dificuldades de governar um estado como Mato Grosso. O que fizeram no passado com nosso estado foi um abuso. A atual gestão tem atuado de forma adequada para melhorar isso”, disse Guariento. 

 

Do município de Campo Verde, Fernando Guerreiro agradeceu a atenção do governador Pedro Taques em falar sobre a aprovação do novo Fethab. “É importante compreendermos a proposta como um todo, para que a realidade seja apresentada aos demais produtores, para assim materializarmos este novo Fethab e aumentarmos a arrecadação”.

 

José Teixeira, produtor rural em Vila Bela da Santíssima Trindade, reforçou a necessidade do setor produtivo integrar o Pacto por Mato Grosso. “Se o estado precisa de dinheiro e todos os setores estão contribuindo, também precisamos participar deste momento. Temos que nos unir”.

 

Também participaram da reunião representantes da Famato e produtores rurais dos municípios de São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Juara, Tabaporã, Alto Araguaia, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Guiratinga, Pedra Preta, Campinápolis, Chapada dos Guimarães, Matupá, São José do Xingu e Novo São Joaquim.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1195/visualizar/