Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sábado - 18 de Junho de 2016 às 20:05
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto:/Mayke Toscano
As iniciativas do estado de Mato Grosso para criar um ambiente negocial que atraia investimentos, e o desenvolvimento de ações e projetos focados na qualidade e divulgação de seus produtos foram elogiadas por representantes de diversos estados durante a Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne (Intercorte) etapa São Paulo. O evento terminou na sexta-feira (17) com a presença do governador Pedro Taques. A feira contou com um estande do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac).

Pedro Taques participou do painel que discutiu a liderança no agronegócio e as políticas públicas voltadas para o setor, junto com representantes dos estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Minas Gerais.

Em sua fala, Taques destacou o papel que Mato Grosso desempenha na economia brasileira. “Somos apenas 1,6% da população brasileira, mas somente no ano passado, exportamos US$$ 16 bilhões. Somos os maiores em produção de soja, milho, algodão e pecuária de corte e temos a responsabilidade de alimentar o mundo. Mas não adianta produzir somente em quantidade, nós queremos ir além, queremos vender qualidade. Por isso criamos o Imac e estamos buscando um ambiente mais negocial, promovendo mudanças para que tenhamos um estado que atrapalha menos, que seja mais facilitador. Hoje ninguém quer saber onde o produto foi produzido, mas sim a sua qualidade”.

O governador fez um chamamento aos outros estados, para que trabalhem mais unidos. “Em 2015 Mato Grosso teve um superávit na balança comercial de US$ 13 bilhões. Mas não adianta Mato Grosso ficar sozinho, o Brasil precisa se unir. Nós, governadores do Brasil Central, criamos um consórcio formado pelos estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), mais os estados de Rondônia e Tocantins, e entendemos que precisamos trabalhar juntos, focados nas potencialidades dos nossos estados. Não adianta competirmos entre os Estados, precisamos ter qualidade no que produzimos e acessar novos mercados. Assim, todo mundo sai ganhando”, pontou Taques.

O secretário de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, cumprimentou a iniciativa de criação do Imac, que destacou como um marco referencial para a pecuária brasileira. “É uma iniciativa pioneira que vai ao encontro do desafio da pecuária nacional, que é não só continuar a produzir, mas produzir com qualidade, agregando valor ao produto”.

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, destacou a parceria entre Mato Grosso e seu estado. “Mato Grosso é referência para nós em muitos pontos, entre eles o agronegócio e deixo aqui registrado o nosso sentimento de cooperação”.

Para o consultor da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Francisco Vila, que mediou o painel Políticas Públicas da Carne, Mato Grosso está fazendo a lição de casa e dando exemplo ao país. “Vejo que o Estado está saindo na frente e isso é algo que precisa ser destacado”.

Visita

Pedro Taques visitou a feira, conversou com pecuaristas no estande do Imac e participou do leilão Pecuária Solidária, em que foi servida carne produzida em Mato Grosso. Acompanharam o governador o presidente do Imac, Luciano Vacari, o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Guilherme Maluf, e o deputado federal Fábio Garcia.

Intercorte

A Intercorte em São Paulo recebeu uma média de duas mil pessoas ao dia e fez parte de uma etapa do Circuito Intercorte com palestras e painéis de discussão, feira de negócios com empresas de referência do setor, Caminho do Boi, Beef Week, Show Corte, Exposição Arte do Boi, Livraria Cultura do Boi e Leilão Pecuária Solidária.

O Imac esteve presente no evento com um estande, onde representantes do instituto, da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo-MT) apresentaram ao setor os objetivos do Imac.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1245/visualizar/