Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sexta - 17 de Junho de 2016 às 14:32
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto por: Jana Pessôa/Setas-MT
Objetivo é capacitar e encaminhar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho
Objetivo é capacitar e encaminhar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com O Sistema Nacional de Emprego (Sine), vinculado a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) realizou na quinta-feira (16.06) a aula inaugural  de um curso profissionalizante de auxiliar administrativo, voltado para pessoas com deficiência (PCD). O curso é gratuito e acontece nas dependências do SINE-MT, localizado na rua Baltazar Navarros, bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

O curso técnico terá inicio oficial nesta segunda-feira (20.06) com duração até o dia (15.08). A carga horária é de 160 horas, com aulas de segunda à sexta, das 13h30 às 17h30. Todos os alunos inscritos irão receber material didático gratuito, distribuído pelo Senac, para auxilio nas atividades que serão dadas  durante as aulas.

A coordenadora pedagógica do curso, Edina Pedroso, ressalta a importância da realização da qualificação, que é direcionada para pessoas com deficiência. “Este curso é uma oportunidade que as pessoas especiais encontram para ter acesso ao mercado de trabalho, esta parceria com o SINE nos ajudará a concretizar este objetivo”, disse.

O depoimento de um estudante, portador de deficiência auditiva, testemunha a importância da qualificação para inclusão no mercado de trabalho. “Há muito tempo atrás vi uma menina, que também tem deficiência auditiva, e que através do curso conseguiu um trabalho, fiquei motivado com a história dela. Quando fiquei sabendo do curso, me matriculei e sei que com isso vou desenvolver meu lado profissional”, relatou Mateus Roberto Tapajós Pereira, que está matriculado e presenciou a aula inaugural.

A professora Elisabeth Barbosa Moreira, que já esta há 30 anos na profissão e 15 anos trabalhando diretamente com pessoas com deficiências (PCD), se sente apta a fazer parte desta realização. “Tem muitas empresas, que hoje procuram pessoas com alguma deficiência, no entanto é exigida a qualificação profissional, que é um passo a mais na inclusão dessas pessoas”, comentou.

Parceria

A superintendente do Sine-matriz, Rosane Belém, relata os benefícios da parceria entre Senac e Sine para a execução das nas ações propostas para o público especial da Capital. “Parcerias como estas são de grande valia. Temos uma demanda grande de pessoas com deficiência e que precisam entrar no mercado. Aqui eles não terão somente qualificação mais sim acompanhamento psicossocial, dando todo apoio para que não haja desistência. Objetivamos que todos concluam o curso”, avaliou a superintendente.  O Sine disponibilizou o espaço físico onde as aulas são ministradas.

O curso disponibilizado pelo Senac tem como objetivo capacitar e encaminhar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Depois da conclusão do curso e com o certificado em mãos, os alunos serão cadastrados no Banco de Oportunidades do Senac, que direciona as empresas parceiras para o processo seletivo, cruzando o perfil dos candidatos com as vagas disponíveis.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1260/visualizar/