Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INCLUSÃO DIGITAL
Quarta - 15 de Junho de 2016 às 15:19
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


foto:Davi Valle / Sejudh-MT
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) adquiriu 27 computadores para atendimento emergencial das operações no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia). Dois deles serão destinados para a coordenação do sistema, realizada pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER), e os outros 25 para as unidades socioeducativas localizadas na Capital e no interior do estado.

“A aquisição representa o engajamento da Sejudh no atendimento ao Termo de Cooperação firmado entre Executivo e Judiciário, bem como sustenta a garantia da qualidade de informação referente aos adolescentes internos nas unidades socioeducativas”, explica a gestora governamental, Denize Aparecida Rodrigues Amorim.

A priorização dada pelo gabinete da Sejudh ao assunto foi destacada como essencial para a concretização da compra. “A disponibilização de recursos financeiros e orçamentárias contou com o empenho coletivo dos servidores e servidoras do Sistema Socioeducativo e do NGER, bem como dos servidores da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica, que garantiu com qualidade a efetividade da aquisição dos equipamentos”, ressalta Denize Amorim.

Para o segundo semestre, estão previstas capacitações para os servidores das unidades de integração do sistema nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e da Assistência Social (Cras) e do Poder Judiciário nos municípios onde existem unidades socioeducativas. Também há previsão da realização de seminário estadual para compartilhamento de conhecimento e avaliação do Plano Interinstitucional de Implantação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia).

O Plano, assinado pela Sejudh, Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (Cedca-MT), foi elaborado para cumprir uma das metas do Plano Decenal Estadual de Atendimento Socioeducativo de Mato Grosso (2014-2024), sendo este também aprovado por meio da Resolução Nº. 0148/2014, de autoria do Cedca/MT. “A Sejudh vem cumprindo os acordos estabelecidos no atendimento socioeducativo, tanto em elaboração e aprovação de políticas, quanto na execução de ações programadas”, avalia o secretário adjunto de Justiça, Enéas Corrêa Figueiredo Júnior.

Segundo o gestor, o Plano Interinstitucional tem ações pactuadas entre os signatários para serem cumpridas num prazo de três anos (2016-2018). No primeiro semestre de 2016, foram realizadas reuniões entre os administradores e co-administradores do Sipia, garantindo o funcionamento da cooperação. A elaboração e validação do regulamento do funcionamento da Comissão Interinstitucional de Implantação do Sipia/Integrado é uma das tarefas realizadas.

Na Sejudh, são responsáveis pela administração do Sipia-Sinase Meio Fechado as assistentes sociais do Sistema Socioeducativo, Adriana Conceição de Freitas Lemes Espinoza, que atua como administradora do sistema, e Daiane Benevides Fernandes, como co-administradora.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1300/visualizar/