Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 15 de Junho de 2016 às 08:50
Por: Redação TA c/ Secom/Cba

    Imprimir


Foto: Jorge Pinho
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá e Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, implantará nas unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá o projeto “Escola de Pais – Equilíbrio entre amor e limite”. O lançamento do projeto será nesta quarta-feira (15), às 18 horas, no Hotel Fazenda mato Grosso, e contará com a participação de pelo menos 300 profissionais da educação.

Segundo a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o projeto Escola de Pais visa prevenir problemas de relacionamento com a família, problemas psicológicos, emocionais e comportamentais, contribuindo para a melhoria das relações em família.

“O objetivo é envolver os pais no processo educacional dos filhos, levando orientação de como agir em situações delicadas, como, por exemplo, o envolvimento com drogas. Com isso espera-se garantir melhor desempenho escolar dos alunos e maior afetividade e envolvimento familiar”, observa a secretária.

Todos os alunos das 160 unidades educacionais da rede municipal (creches, escolas e centros municipais de educação infantil) serão beneficiados com o projeto.

O Escola de Pais será desenvolvido em dois momentos. O primeiro será realizado de 15 a 17 de junho com formação para os gestores das unidades de ensino e o segundo momento será a etapa com os multiplicadores, o qual será realizado de 26 a 28 de julho.

Conforme destaca a juíza Gleide Bispo, da 1ª Vara da Infância, espera-se que o projeto contribuía para um desenvolvimento de relações mais saudáveis entre filhos e pais, por meio de atividades, vivências e conhecimentos teóricos.

Confira a programação:

1º Momento: Formação

15/06/2016 - 18h - Hotel Fazenda MT

Palestra: "Relações entre Práticas Parentais e Comportamentos, Problemas dos Filhos - Drogas, Delinquência, Depressão, Agressividade". Profª Dra. Lídia Natália Dobrianskyj Weber - UFPR

16/06/2016 – das 8h às 12h - Faculdade Evangélica Cantares de Salomão

1º Encontro: Princípios da Aprendizagem

2º Encontro: Relacionamento Afetivo e Envolvimento

16/06/2016 – das 14h às 18h

3º Encontro: Regras e limites

4º Encontro: Consequências para Comportamentos Adequados

17/06/2016 - 8h às 12h

5º Encontro:Conseqüências para Comportamentos Inadequados

6º Encontro: Voltando no Tempo 14h às 18h

7º Encontro: Autoconhecimento e Modelo

8º Encontro: Revisão e Encerramento

2º Momento: Multiplicação

Local: Escolas polos

Julho: dias 26 e 28

Agosto: dias 9 e 11 / 23 e 25

Setembro: dias 13 e 15





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1307/visualizar/