Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRONEGÓCIO
Terça - 14 de Junho de 2016 às 13:09
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Ilustrar
Com o objetivo de orientar a revitalização das estradas rurais e facilitar o escoamento da produção agrícola, o técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Ilton Batista Camilo, está reeditando o manual técnico "Recomendações para Adequação de Estradas Rurais", lançado em 2007. Ele alerta que estradas mal construídas e mal conservadas podem provocar graves erosões nas lavouras, pastagens e ao meio ambiente.

Desde 2005, a Empaer tem trabalhado na adequação das estradas nos municípios de Alto Taquari, Pedra Preta e Campos de Julio, e recentemente também em Lambari DOeste e Quatro Marcos, que fazem parte do Consórcio Nascentes do Pantanal. Além das readequações, o técnico Ilton tem proferido palestras nos cursos de adequação de rodovias rurais para técnicos e operadores de máquinas pesadas (retroescavadeira, motoniveladora e etc.).

Com linguagem simples e objetiva, a publicação auxilia no projeto técnico de adequação de estradas, integração das estradas rurais com áreas agrícolas, levantamento do trecho a ser ajustado, elaboração do projeto, dimensão das principais obras, correção do leito, construção de lombadas, construção de caixas de retenção, terraços de escoamento, bueiro, drenos e outros.

Estradas de difícil acesso elevam o custo do transporte, diminuem a qualidade dos produtos e causam excessiva demora para percorrer pequenas distâncias. “O trabalho de adequação preserva as nascentes dos rios e as matas ciliares”, ressalta o técnico.

A finalidade também é garantir o tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola durante o ano todo, além de preservar os rios, reduzir acidentes e os recursos para a manutenção das estradas rurais. Segundo Ilton Camilo, a construção de estradas deve respeitar os contornos das bacias hidrográficas, construção de pequenas bacias para captar água das chuvas e evitar que a água das chuvas corra com velocidade no leito das estradas.

Ele explica que os atoleiros ocorrem pela falta de boa compactação do solo no leito da estrada e deficiência do escoamento das enxurradas. Uma estrada adequada tem que prever um bom sistema de drenagem da água da chuva. E ainda fala sobre a importância de construir uma estrada nesses moldes, pois gera economia para os cofres dos municípios.

"Com o uso dessas técnicas, não será preciso gastar com a manutenção das estradas por vários anos". Todas estas informações estão contidas no manual que estará à disposição no site www.empaer.mt.gov.br no mês de julho.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1321/visualizar/