Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Sexta - 06 de Setembro de 2013 às 05:39
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Presidentes do SINTRAICCCM, Joaquim Santana, durante visita a Arena Pantanal
Presidentes do SINTRAICCCM, Joaquim Santana, durante visita a Arena Pantanal

Os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT), Ronei de Lima, participam nesta sexta (6), às 10 h., na Arena Pantanal, da posse da comissão de trabalhadores que acompanhará o cumprimento das metas estabelecidas no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção.

A cerimônia contará com a presença dos ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria Nacional da Presidência, e Manoel Dias, de Trabalho e Emprego, além do presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, Rodolfo Tourinho, e representantes da construtora Mendes Júnior, responsável pela obra.

Firmado em 1º de março de 2012, o compromisso tem como objetivo aprimorar as condições de trabalho nos canteiros de obras do país. Suas diretrizes são fruto de negociações ocorridas entre o governo federal, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, e as entidades representativas de empresários e empregados do setor da construção.

Ao longo de 18 reuniões e três plenárias – iniciadas em março e concluídas em dezembro de 2011 - foram definidos e acordados os termos que resultaram no Compromisso, reunindo diretrizes sobre recrutamento e seleção; formação e qualificação profissional; saúde e segurança; representação sindical no local de trabalho; condições de trabalho, e relações com a comunidade. Merecem destaque os avanços que representam os mecanismos de estímulo à formalização contratual e o fortalecimento do Sine, a implementação de comitês de saúde e segurança e a adoção de representantes sindicais nas obras, entre outras iniciativas.

A comissão deverá dialogar com a empresa sobre as demandas dos funcionários e avaliar se as diretrizes do Compromisso Nacional estão sendo cumpridas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14052/visualizar/