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EDUCAÇÃO
Segunda - 06 de Junho de 2016 às 21:14
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

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Foto: Junior Silgueiro/GComMT
Profissionais da educação treinam processos de intervenção pedagógica
Profissionais da educação treinam processos de intervenção pedagógica
Mais de 220 profissionais da educação, estiveram reunidos em Santo Antônio de Leverger, entre os dias 31 de maio e 03 de junho, para trabalhar a formação focada nas áreas de atuação escolar, visando a aprendizagem efetiva dos estudantes. Na avaliação dos participantes, o encontro superou as expectativas.

“A formação era necessária para compreender a Avaliação Educacional, Pesquisa-Ação e a construção do Projeto de Estudo e Intervenções Pedagógicas (Peip). Foram criados sete Grupos de Trabalhos que, entre as atividades, exercitaram a construção do Peip e apresentaram os resultados durante o evento. E foram positivos, de fato compreenderam os pontos abordados”, destacou o superintendente de Formação da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc), Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba.

O objetivo dos exercícios foi identificar a situação problema em cada uma das disciplinas, a partir da avaliação interna. Ou seja, detectar as diferenças de aprendizagem para, a partir disso, elaborar os projetos de intervenção pedagógica.

“A Avaliação Diagnóstica (Avalia-MT/Caed), especialmente nas disciplinas de Português e Matemática, mostra a oportunidade de identificar que habilidades os estudantes precisam desenvolver melhor, ou seja, qual a maior dificuldade deles. Dá um suporte descritivo, qual ponto ele não conseguiu assimilar, evidencia para o professor”, explicou Kapitango.

Todo o aprendizado será repassado aos coordenadores pedagógicos pelos formadores dos Cefapros, no processo de multiplicadores da informação. No entanto, a Seduc suspendeu as intervenções por conta da greve dos profissionais da educação. Novas datas serão agendadas.

Avaliação

Os resultados da Avaliação Diagnóstica do Estado de Mato Grosso (Avalia-MT) serão liberados em breve, em formato de revista. Mas a maioria dos gestores tiveram acesso ao diagnóstico por meio de senhas individuais. “Era um compromisso realizar esse trabalho, como também de investir nos profissionais e na proficiência dos alunos. Agora vamos avançar nesse processo.

Há sinalizações extremamente positivas e esta é a essência da avaliação, mais que resultados da escola, do município, temos agora um detalhamento da turma e do aluno, que nos possibilitarão ações individuais, mas que atendem ao coletivo”, destacou o secretário de Política Educacional da Seduc, Gilberto Fraga, ao lembrar que a responsabilidade é dos profissionais que se relacionam com esses alunos.




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