Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 01 de Junho de 2016 às 14:24
Por: Redação TA c/ Secom / VG

    Imprimir


Foto: Secom VG
O sonho de morar em uma rua com drenagem pluvial e pavimentação asfáltica está cada vez mais perto de tornar-se realidade para milhares de famílias do bairro Vila Arthur. Executadas desde o mês passado pela Prefeitura de Várzea Grande, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras estão na fase execução final com mais de 70% de pavimentação concluída de 10 ruas beneficiadas. O investimento total será de aproximadamente R$ 3,5 milhões provenientes dos recursos do Ministério das Cidades e contrapartida do município. A obra está prevista para ser concluída no início de julho.

“Sempre que possível pessoalmente eu acompanho as obras e fiscalizo as mesmas para que os recursos públicos, que são do povo, sejam bem utilizados e os benefícios fiquem realmente assegurados para a população e para a cidade”, disse a prefeita Lucimar Campos que esteve no Bairro Vila Arthur acompanhando as obras de pavimentação asfáltica e de drenagem de águas pluviais.

Lucimar reafirmou que nos próximos cinco anos já estão asseguradas as obras do PAC que são feitas em parceria entre o Governo Federal e a administração municipal de Várzea Grande. “São mais de R$ 500 milhões em recursos que vão garantir melhor qualidade de vida para o povo de Várzea Grande, sem contar que as obras públicas estão girando a economia local com a contratação de pessoal pelas empreiteiras e a aquisição de materiais no comércio local para atender as exigências das obras que são feitas com qualidade e com transparência para se gastar bem o pouco que se tem de recursos públicos”, disse a prefeita.

Para os moradores, a vida de sofrimento, com alagamento dos imóveis com água de esgoto ou muita poeira durante o período de estiagem, aos poucos vai ficando para trás. A moradora Odite da Silva, 70 anos uma das fundadoras do bairro, conta que há anos esperava que as ruas fossem urbanizadas e já estava cansada de ouvir promessas de que obras seriam iniciadas quase todos os anos, porém só nesta gestão as obras foram canalizadas para a região. “Já tinha perdido as esperanças de que o bairro seria asfaltado. Mas graças a Deus as melhorias começaram a aparecer e eu e minha família estamos felizes com este cuidado especial por parte da gestão”, frisou a moradora.

Morador do bairro há 38 anos, o aposentado Antônio Domingos da Silva, 75 anos, afirma que não acreditou quando viu diversas máquinas e homens trabalhando na escavação e instalação de manilhas na rua onde mora. “É muita felicidade para nós que sempre fomos esquecidos. Nossa rotina agora é acordar com o barulho das máquinas trabalhando por toda parte. Nosso bairro está movimentado e temos a sensação de progresso, cidadania e dignidade para as nossas famílias”.

Vizinha do senhor Antônio, a estudante Letícia Santos, 23 anos destaca que a movimentação das máquinas na compactação do solo já mexeu com a autoestima dos moradores. "As pessoas aqui já estão mais motivadas porque não ficaremos mais ilhadas pela lama toda vez que chover. E na seca encobertos de poeira. De agora em diante acreditamos que nosso bairro será mais valorizado com mais segurança, saúde e qualidade de vida", comemora a estudante.

Dona Julieta Rosa de Amorim, 69 anos, recebeu a prefeita Lucimar, na varanda de sua casa, onde a gestora explicou a família sobre as obras do Programa Aceleração do Crescimento que estão sendo realizadas na região. “O PAC para o Vila Arthur é de asfaltar as principais ruas e avenidas para melhorar o acesso ao bairro. Gostaríamos que esse projeto pudesse atingir todo o bairro, mas o contrato prevê essas melhorias que são significantes. Estamos gradativamente, reconstruindo Várzea Grande e dotando a cidade de uma boa infraestrutura”.

De acordo com o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Manoel Tereza de Miranda, a instalação das manilhas vai resolver definitivamente o problema de águas pluviais nas ruas em que serão asfaltadas e o alagamento das mesmas, com as redes de drenagem paralelas ao asfalto. A obra inclui ainda construção de meio fio, drenagem, galerias pluviais e o asfaltamento das ruas Irã, Ipê, Travessa C, Palestina, Y, Arábia, Lara, Latte e as Avenidas do Iraque e Tailândia. A extensão asfáltica está compreendida em 2,6 quilômetros. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1471/visualizar/