Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Terça - 11 de Junho de 2013 às 16:48
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Foto: Neusa Baptista
O evento foi organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso
O evento foi organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso

A falta de sinalização adequada nos canteiros e obras e nas vias públicas próximas às obras da Copa do Mundo está aumentando o risco de acidentes de trânsito envolvendo operários. O alerta é do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de Mato Grosso (Sintecomp), que realizou nesta terça (11) uma programação alusiva à segurança no trabalho realizada na obra do Quilômetro Zero, em Várzea Grande.

O evento foi organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso como parte da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho. A ação integra o Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

De acordo com o presidente do Sintecomp, Adão Pereira Julião, desde o início das obras de mobilidade urbana a entidade tem recebido informações sobre trabalhadores atropelados. Um dos pontos mais perigosos é o da obra do VLT, na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O sindicato também aponta a falta dos agentes de trânsito, os ‘amarelinhos’, como causa dos acidentes. Mesmo o trecho sendo sinalizados, os condutores de veículos são imprudentes, não respeitando a sinalização e põem em risco a vida do trabalhador, que confia que está protegido e acaba sendo atropelado”.

Em Cuiabá, 1.800 operários atuam nas obras horizontais, tais como trincheiras e viadutos, denominadas tecnicamente como ‘construção pesada’.

De acordo com o juiz do trabalho Lamartino de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT-MT), que ministrou palestra no evento, o setor da construção ainda é campeão em acidentes de trabalho, sendo responsável por 60 mil dos 711 mil acidentes registrados no país em 2011.

Em 2010, foram 54.600 entre 701 mil acidentes e em 2009, 496 entre 723 mil ocorrências. Quedas de altura, soterramentos e incidentes durante transporte de cargas estão na lista dos principais tipos de acidentes.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14731/visualizar/