Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INCLUSÃO DIGITAL
Sábado - 28 de Maio de 2016 às 20:35
Por: Redação TA c/ Gazeta Digital

    Imprimir


Foto: Ilustrar

A partir deste domingo (29), usuários de celular em Mato Grosso terão que usar o dígito 9 antes de todos os números de telefone. Em todo o Estado são 4,182 milhões de linhas ativas, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mudança faz parte de cronograma da agência reguladora que estabelece o prazo até dezembro deste ano para que as 257,810 milhões de linhas móveis em todo o país passem a incluir o dígito 9.

De acordo com a Anatel, a alteração é necessária para que aumente a disponibilidade de números para a telefonia celular. A medida já está em decurso desde 2013, e foi aplicada inicialmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Mato Grosso faz parte do grupo de estados que precisam ser incluídos na lista até o fim deste ano, juntamente com alguns estados da região Norte, Centro-Oeste e Sul.

As operadoras começaram a notificar os clientes em fevereiro deste ano, como é o caso da Claro, que informou por meio de imprensa, que os 776 mil clientes no Estado, receberam mensagens por SMS, na fatura, via veículos de comunicação e carta. Já a Vivo, que possui maior market share em Mato Grosso, com 2,2 milhões de clientes, informa que desde março tem conscientizado os usuários sobre o acréscimo do 9º dígito.

A Oi informou que tem cerca de 461 mil clientes móveis no Estado, e assim como outras operadoras lançou um aplicativo que acrescenta automaticamente o 9º dígito no celular, sem ser necessário os clientes empreenderem tempo para a alteração. A Tim não informou quantos clientes possui no Estado e nem as campanhas adotadas para cumprir a determinação da Anatel.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1518/visualizar/