Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Domingo - 03 de Março de 2013 às 09:25
Por: Redação TA

    Imprimir


abc.com
O Brasil, que é o país com o maior número de católicos do mundo, poderá ver no próximo mês o arcebispo de São Paulo surgir de branco no balcão da Basílica de São Pedro, como o primeiro papa latino-americano.

Em um artigo publicado no portal italiano Vatican Insider, considerado o mais bem informado do mundo em relação ao centro de poder da Igreja Católica, diz que o próximo Papa pode ser o brasileiro Odilo Scherer. A notícia, assinada pelo jornalista Gerard O’Connell aponta que um grupo fortemente ligado à Cúria, que teria trabalhado pela eleição do papa emérito Bento XVI repete a articulação para que o próximo líder máximo da Igreja Católica seja sul-americano. (VEJA ARTIGO)

Um dos grandes trunfos do arcebispo de São Paulo, segundo a publicação, seria a idade: dom Odilo tem 63 anos. Um dos grupos que o apoiariam seria o dos americanos, que destacam a necessidade de o pontificado sair da Europa para que a Igreja tenha sua força renovada.

Outro nome circulando para a Secretaria de Estado é que o argentino-nascido italiano Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais e ex-deputado durante a última fase de João Paulo II e no início de Bento XVI.

De acordo com o Vatican Insider, a articulação para a eleição do Papa e a escolha do Secretário tem semelhanças com aquela ocorrida no Conclave de 1958, que culminou com a eleição de João XXIII.
 
A primeira reunião dos cardeais será amanhã, às 9h30. Uma das primeiras decisões deverá ser quanto à data de início do conclave, estimada para o próximo dia 11, já que esta semana será dedicada a discussões prévias.

As primeiras reuniões, que antecedem o início do conclave, deverão ser realizadas na próxima semana.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15479/visualizar/