Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 24 de Maio de 2016 às 16:18
Por: Redação Ta c/ CM - VG

    Imprimir


A Câmara de Vereadores de Várzea Grande sediou na manhã desta terça-feira (24.05), audiência pública onde se discutiu o enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente.

O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social do município e contou com a participação de representantes dos segmentos da Saúde, Educação e Segurança Pública (Policia Militar do Estado e Polícia Rodoviária Federal), Câmara de Vereadores, dos conselhos de proteção, além de instituições não governamentais, alunos de escolas municipais e particulares.

Com o Slogan “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, a discussão lembrou a data de 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente e reforçou a união entre polos e entidades ao combate a exploração sexual em solo várzea-grandense.

A secretária de Assistência Social de Várzea Grande,  kathe Martins agradeceu a recepção dos todos os presentes e lembrou que o trabalho de Combate ao Abuso e Exploração Sexual a Criança e Adolescente está pautado num lema específico pautado pela própria prefeita Lucimar Campos (DEM), que é:  amar é cuidar e acreditar. “Nosso trabalho é permanente e extenso de prevenção, e muitas vezes de correção”, completou a secretária.

Kathe também aproveitou da ocasião para destacar os trabalhos desenvolvidos na pasta que ela comanda no município. “No decorrer deste mês agendamos várias palestras sobre o assunto em diversas escolas, tanto para professores como para alunos. Nos Centros de Referencia (Creas) dos bairros, Potiguar, Santa Maria, São Matheus e Cristo Rei, onde já fizemos um trabalho de divulgação sobre o assunto aos pais, crianças e adolescentes que são atendidas nessas unidades polos, além de reiterarmos a importância das denúncias para proteção dos mesmos.”

Representando a Câmara de Vereadores do município, o vereador Miguel Baracat (PSC) salientou a importância do trabalho desenvolvido neste mês, porém, pediu a continuidade ao desenvolvimento do projeto.

“Eu quero dizer que o trabalho de enfrentamento a violência infantil é uma responsabilidade de toda sociedade. Eu defendo a constante permanência ao combate a violência à criança e adolescente, ou seja, que este trabalho seja feito durante o ano todo. Como parlamentar estou a disposição para debatermos a criação de um comitê permanente de combate a violência infantil”, sugeriu Baracat.

Já o vereador democrata, Valdemir Bernadino “Nana” declarou que “a gestão da Prefeita Lucimar vem para o enfrentamento à situação, junto com a sociedade em todos os sentidos, principalmente em relação às crianças e os adolescentes, por ser o nosso futuro. Vemos muitas falhas contra a exploração sexual nos Poderes constituídos, mas fico muito contente ao ver aqui várias entidades envolvidas nesse processo. Desejo que este trabalho de hoje chegue a todas as famílias para que estas façam denuncias caso saibam de casos desse tipo.”


Vale ressaltar, que além de Miguel Baracat e Valdemir Bernadino, o vereador Fábio Saad (PTC), também se fez presente na reunião.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1566/visualizar/