Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 23 de Maio de 2016 às 14:23
Por: Redação TA c/ Secom / VG

    Imprimir


Foto: Secom VG
O boleto pode ser emitido e pago até o dia 24 de junho por meio do www.varzeagrande.mt.gov.br
O boleto pode ser emitido e pago até o dia 24 de junho por meio do www.varzeagrande.mt.gov.br
Contribuintes de Várzea Grande já podem emitir os carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício 2016. A secretaria municipal de Gestão Fazendária disponibilizou um banner no site institucional do Município

(www.varzeagrande.mt.gov.br), onde o boleto pode ser emitido e pago, até o dia 24 de junho, em qualquer agência bancária ou terminais de autoatendimento. Por meio da internet também é possível optar pelo pagamento em cota única ou parcelar o débito em até seis vezes sem juros.

Até o dia 24 de junho, os contribuintes que estiverem sem débitos e optarem pelo pagamento à vista, terão desconto de 20% sobre o vencimento 2016. Para quem estiver com tributos anteriores em atraso, ao optar pelo pagamento à vista do exercício 2016, recebe desconto de 5% para quitação em cota única.

O secretário de Gestão Fazendária, Edson Roberto Silva, explica que todos os contribuintes receberão os carnês de pagamento via Correios, mas que desde já, os boletos podem ser requeridos via internet. “A internet é uma plataforma de atendimento que permite otimizar o tempo e facilitar o dia-a-dia dos contribuintes. Por isso, com mais de um mês para o vencimento do IPTU, os boletos estão disponíveis para que o varzeagrandense possa se programar e efetuar o pagamento dentro do limite que permita o benefício do desconto”.

O parcelamento pode ser feito em até seis vezes, mas para isso, o valor de cada uma das mensalidades não pode ser inferior a 5 Unidades Fiscais Padrão (UPF) do Município, atualmente cotada a R$ 25,67.

O secretário esclarece que os contribuintes com débitos de exercícios anteriores podem procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado no Paço Municipal, para regularizar a situação e então poder usufruir do desconto de 20% para quitação em cota única.

“Os débitos podem ser renegociados e o contribuinte pode obter o benefício dos descontos de até 80% sobre juros e multas. O IPTU é fundamental para que a prefeitura mantenha a rotina de investimentos em obras de infraestrutura e de serviços essenciais, como vem fazendo nos últimos 12 meses. Por meio dos recursos originados pelo pagamento do IPTU o Município investe em serviços de iluminação, saúde, educação e infraestrutura, que levam benefícios e qualidade de vida ao varzeagrandense”.


Ele lembrou ainda que boa parte das obras e investimentos na aquisição de novas ambulâncias, viaturas para a Guarda Municipal, aquisição de equipamentos de alta tecnologia para a área de saúde, bem como as mobílias das novas escolas, que foram entregues durante os eventos alusivos às comemorações pelos 149 anos de fundação de Várzea Grande, foi custeada justamente com recursos próprios, originados do IPTU. “O IPTU é um dos recursos responsáveis pela formação da receita municipal e que se transformam em serviços e ações pela administração municipal.

Estamos investindo em serviços com os impostos pagos pela população. Obras como revitalização de ruas e avenidas, construção de escolas e unidades de saúde e iluminação pública, representam o compromisso da gestão em devolver os recursos arrecadados via impostos, em melhorias para a população”, disse.


EMISSÃO – Ao acessar a página www.varzeagrande.mt.gov.br, o contribuinte terá a sua frente um banner. Clica nele e imediatamente o site oferecerá as opções de pesquisa sobre o imposto, que pode ser feita via CPF, CNPJ ou inscrição imobiliária. Ao informar o número, o contribuinte terá acesso ao histórico e opta pelo exercício que vai pagar e a forma de quitação, se à vista ou parcelada. A escolha permite emissão e impressão da guia/boleto, que pode ser paga até o dia 24 de junho em qualquer rede bancária, terminais de autoatendimento, celular e internet banking.


O secretário de Gestão Fazendária chama à atenção dos contribuintes para duas informações importantes. Os correntistas da Caixa Econômica que optarem pelo canal de autoatendimento deve fazê-lo por meio do campo ‘pagamento de boleto’ e não pelo campo ‘tributos municipais’.


Para emissão do boleto no site do Município, o secretário frisa que a melhor opção para se ter acesso ao histórico do IPTU é informando o número da inscrição imobiliária. “Muitos contribuintes estão sem atualizar seus dados junto à base de dados do Município e por isso, ao informar o CPF, o documento pode não estar vinculado à matrícula imobiliária e por isso, não gerar o boleto referente ao exercício 2016. Pedimos sempre para que mantenha seu cadastro atualizado junto ao banco de dados da Receita Municipal”.


O secretário Edson alerta que quem perder o prazo para o pagamento será inscrito em dívida ativa e estará sujeito à execução do débito e negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1592/visualizar/