Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INSENTIVOS
Quarta - 18 de Maio de 2016 às 14:17
Por: Redação TA c/ Secom / Cba

    Imprimir


Uma mobilização realizada na manhã desta quarta-feira (18) reuniu centenas de pessoas em torno do combate ao abuso e à exploração infanto-juvenil em Cuiabá e da necessidade de conscientizar a população quanto à importância de denunciar esses crimes.

O evento marcou o Dia Nacional de Luta contra Abusos de Crianças e Adolescentes, celebrado hoje, e faz parte da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, lançada pela Prefeitura de Cuiabá no início desta semana.

Coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, a mobilização ofertou informações sobre os serviços oferecidos pela rede de proteção à criança e ao adolesceste, composta pelos Conselhos Tutelares, Conselho da Criança e Adolescente,SAÚDE, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros.

De acordo com a diretora de Gestão e Políticas Sociais da Secretaria de Assistência Social, Cristiane Almeida, o objetivo é promover a ampla divulgação dos serviços prestados para garantia do direito das crianças, de modo a prevenir que elas sejam vítimas desses crimes que, em muitos casos, acontecem intramuros.

Somente no ano passado, 426 crianças foram atendidas pela Assistência Social por serem vitimas de abuso e exploração sexual. Neste ano, já são 86 crianças e adolescentes vítimas. Na grande maioria dos casos, os crimes ocorreram em ambiente familiar e/ou escolar.

“Compete a nós, profissionais, cuidar de cada uma de nossas crianças que, vítimas desses crimes, ficam com consequências irreparáveis ao longo da vida. Precisamos dar atenção às crianças, ao que acontece com elas, pois muitos crimes acontecem dentro de casa, no vizinho. Precisamos que cada um faça a sua parte, denuncie, não fique omisso”, disse.

Hoje estão disponíveis os telefones dos seis Conselhos Tutelares de Cuiabá, o Disque 100 e o telefone 3653-5763, da secretaria de Assistência Social, para que sejam realizadas denúncias desses crimes. “Temos toda uma rede de atendimento e espero que todos contribuam. As ligações são gratuitas, as denúncias anônimas, por isso Disque 100. Você pode salvar uma vida”, afirmou.

A advogada Paula Todelo, membro da Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB seccional Mato Grosso, destacou a importância da mobilização e do combate à violência durarem por toda a vida de cada um dos envolvidos e não apenas no Dia Nacional de Luta.

“Não é somente a criança vítima de violência, mas também as famílias que são atingidas por isso. Estamos aqui para atuar, trabalhar para que esses crimes não aconteçam mais. Que possamos erradicar essa violência que acontece com nossas crianças com o empenho de cada um de nós”, garantiu.

Além de Cuiabá, a campanha “Faça Bonito” acontece em, pelo menos, 15 municípios de Mato Grosso, segundo a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Annelise Cristine Cândido, que ressaltou a importância dos profissionais da assistência social nesse processo de mobilização.

“As crianças vítimas têm uma porta de entrada para denunciar os crimes e nós, que compomos o sistema de garantia do direito da criança e adolescente, precisamos ter a sensibilidade de verificar que o comportamento da criança está diferente e que pode estar ocorrendo uma possível violação dos direitos dessa criança. Precisamos estar atentos e trabalharmos de forma articulada para proteger essas crianças”, disse.

Ela destacou ainda a importância da educação, da cultura e do esporte no processo de prevenção dos crimes, pois retira as crianças das ruas e as inclui na rede assistencial do município.  “Precisamos levar esporte, cultura e lazer para essas crianças se envolverem.

Precisamos trabalhar em rede para enfrentar essa violência que assola todo o país, pois a cada 15 segundos uma criança é vitima desse tipo de crime no Brasil. Precisamos nos conscientizar e denunciar”, concluiu.

A mobilização foi encerrada com diversas apresentações culturais das crianças atendidas pelos projetos sociais. Houve apresentação de judô das crianças atendidas no Centro de Referência de Assistência Social do bairro CPA, apresentação de musica e canto das crianças do Pedra 90 e Nova Esperança, apresentação de Jiu-jitsu das  atendidas no Jardim Araçá e Novo Colorado e, por fim, a apresentação do grupo "Flauta Mágica". 

Estiveram presentes durante a manhã de mobilização o secretário-adjunto de Ordem Pública, Zilmar Dias, conselheiros tutelares, representantes do Conselho da Criança e Adolescente, entre outras autoridades.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1637/visualizar/