Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 15 de Agosto de 2012 às 19:21
Por: Assessoria

    Imprimir


A finalidade da qualificação é melhorar o fluxo de atendimento dos assistidos pelo CRAS. A capacitação tem diversas fases e esta é a primeira de muitas que ainda acontecerão

A equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro São Mateus está participando na tarde desta quarta-feira (15), da capacitação sobre enfrentamento das piores formas de trabalho infantil, no auditório da unidade.  A finalidade da qualificação é melhorar o fluxo de atendimento dos assistidos pelo CRAS. A capacitação tem diversas fases e esta é a primeira de muitas que ainda acontecerão.

A meta do Programa é capacitar à rede de atendimento de Assistência Social do município e contribuir para a erradicação do trabalho infantil, entre elas: atividades insalubres - aquelas feitas em locais que crianças e adolescentes lidam com produtos perigosos, exploração sexual, atividades exercidas em lixões, carvoaria, entre outros.  

A assistente social e palestrante, Dulce Maria Moreira  disse que o Programa “Conhecer e Agir”, tem a finalidade de discutir sobre o enfrentamento das piores formas de trabalho infantil com a equipe que está envolvida com estas questões, por ser um assunto delicado e polêmico.

“Em relação a crianças e adolescentes não basta só cumprir a Lei e ser sensível à causa, precisamos nos envolver com a realidade e cultura em que vive esta criança/adolescente, e ainda, da sua família, para podermos traçar um diagnostico e contribuir para fortalecer as políticas públicas de erradicação do trabalho infantil. O acolhimento é tudo, quando trabalhamos com a área social”,  explica a assistente social.

A capacitação foi incrementada com dinâmica de grupos, e com isso, os grupos se posicionavam com sugestões e apontamentos de combate às formas de trabalho infantil e a diferença que se pôde fazer para mudar esta realidade social.

As secretarias de Educação e Saúde serão envolvidas no Programa, os outros três CRAS do município receberão in loco também a formação. O Programa é idealizada pela secretaria de Assistência Social por meio da iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e doFórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Desde 2010 o Programa é executado em Várzea Grande.

OIT - é uma agência ligada a Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do trabalho. Com sede em Genebra, na Suíça, o programa de erradicação ao trabalho Infantil é desenvolvido no Brasil, Equador, Peru e Bolívia.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16371/visualizar/