Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Terça - 31 de Julho de 2012 às 11:54
Por: Com assessoria Secopa

    Imprimir


Edson Rodrigues

Obra se refere à 2ª etapa da construção da Trincheira do Verdão e ainda não tem prazo para liberação

Sem prazo previsto para liberação das pistas marginais para o tráfego de veículos, mais uma interdição total foi feita na Avenida Miguel Sutil, desde o último domingo (29), para dar início às escavações da segunda etapa da Trincheira do Verdão/Santa Isabel.

A obra faz parte do pacote de travessia urbana que prevê a construção de trincheiras e viadutos, as denominadas “obras de arte”, visando à Copa do Mundo de 2014.

Agora, a obra já soma 890 metros de interdição total do trânsito, só nessa via. Esta etapa consiste no bloqueio de tráfego por 330 metros, do trevo localizado entre a rotatória que dá acesso aos bairros Santa Isabel e Verdão e a Rua Presidente João Goulart (próximo à rotatória do Círculo Militar).

A primeira etapa da obra teve início no dia 3 de junho e tem prazo para liberação do trânsito, em aproximadamente 90 dias, segundo a Secopa.

O trecho de 560 metros de extensão também ocasionou o bloqueio total do tráfego de veículos, entre as rotatórias dos bairros Cidade Alta e Verdão.

Essa obra, assim como as demais trincheiras que estão sendo erguidas na Perimetral, consiste no alargamento das duas faixas de pista já existentes e que serão usadas para acessar os bairros.

Uma nova pista está sendo construída no centro da via, onde o condutor fará um "mergulho", passando por baixo das rotatórias já existentes e subindo novamente, até voltar ao nível normal da pista.

Como deverá ficar a Trincheira do Verdão, depois de pronta Orçada em 19,9 milhões, a trincheira terá 460 metros e está sendo construída pela empresa Ster Engenharia. Segundo o cronograma divulgado pelo Governo do Estado na última semana, a obra deverá ser entregue até 14 de março de 2013.

A empresa responsável pela construção ainda terá que fazer adequações viárias entre a Rua General Ramiro de Noronha e a Rovodia Mário Andreazza, trecho que soma 2,32 km.

O objetivo da trincheira é desafogar o trânsito na região, tanto nos horários de pico quanto durante a realização do Mundial, facilitando o acesso aos bairros e à Arena Pantanal.

De acordo com a Secopa, a obra já está com as escavações avançadas, incluindo a construção de muros de arrimo e as paredes de atirantamento.

Secopa divulgou desvio a ser usado pelos motoristas Quem trafega no sentido Cuiabá-Várzea Grande, deverá entrar à direita logo após a rotatória do Círculo Militar, na Rua presidente João Goulart. Em seguida, o motorista deverá seguir até à Rua Daliberto (Avenida Central), seguindo o desvio já existente.

Para quem segue no sentido Várzea Grande-Cuiabá, a opção é entrar na Rua Dom Luiz de Castro Pereira, seguir até à Avenida Agrícola Paes de Barros, fazendo o contorno do Ginásio Aecim Tocantins pela Rua Traçaia. De lá, o motorista deve seguir até à Rua Caridade, voltando à Perimetral.

A trincheira do Verdão faz parte do pacote de obras de Travessia Urbana, um convênio assinado entre o DNIT e Governo de Mato Grosso, que inclui a construção de trincheiras e viadutos.

Já estão em execução, ao longo da Avenida Miguel Sutil, as obras de construção das trincheiras Jurumirim, Santa Rosa e Verdão, bem como do Viaduto do Despraiado.

Esse pacote ainda compreende a obra do Complexo Viário do Tijucal – que já foi licitada e aguarda documentação do Consórcio Engeponte/Enpa/Funsolos para assinatura da ordem de serviço – e a construção do Viaduto da Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, que terá 153 metros de extensão e está em fase de licitação.

A nova interdição resultou na alteração do itinerário das linhas de ônibus 609 (Santa Isabel/Parque Cuiabá) e 605 (Santa Amália/Itapajé), segundo informou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).

Na linha 609, as alterações são no sentido Santa Isabel/Parque Cuiabá, como segue:

Rua Daliberto – Santa Isabel;

Rua São Salvador – Cidade Verde;

Rua Generoso Malheiros;

Trevo Cidade Verde;

Rua Dom Luis de Castro;

Rua Agrícola Paes de Barros;

A partir da Agrícola Paes de Barros a linha segue seu itinerário normal, mas deixando de passar nos pontos em frente à Policlínica do Verdão e do Ginásio Aecim Tocantins.

Na linha 605, as alterações serão no sentido Santa Amália / Centro, como está descrito abaixo:

Rua José Borges Garcia – Jd. Araçá;

Rua 1 – Jardim Flamboyant;

Rua 7

Av. Miguel Sutil

Av. das Flores – Jardim Cuiabá – segue itinerário normal.

A pasta alerta aos usuários do Jardim Primavera de que eles devem pegar o ônibus no sentido bairro, uma vez que os ônibus farão o retorno para o Centro no bairro Santa Amália, não retornando pelo Jardim Primavera.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16442/visualizar/