Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Terça - 17 de Maio de 2016 às 15:08
Por: Redação TA c/ Secom / VG

    Imprimir


Foto: Secom VG
Secretaria municipal de Assistência Social preparou um calendário de trabalho com palestras, panfletagem e orientações
Secretaria municipal de Assistência Social preparou um calendário de trabalho com palestras, panfletagem e orientações
Várzea Grande está mobilizada contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. A campanha ‘Faça Bonito’, que traça ações integradas de enfrentamento à violência e abuso sexual, está sendo desenvolvida no Município desde o início do mês. A secretaria municipal de Assistência Social preparou um calendário de trabalho com palestras, panfletagem, orientações que têm como público alvo todos os agentes envolvidos na proteção à criança e ao adolescente, como também, professores, pais e os próprios jovens. Várzea Grande terá dois pontos altos da campanha nesse mês, amanhã (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração e no dia 24, quando o Município realiza na Câmara de Vereadores, audiência pública para debater o tema e planejar novas ações.

Segundo a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, o município de Várzea Grande integra e soma com as ações que estão ocorrendo em todo o país em prol da mobilização da campanha do dia 18 de maio, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Quanto mais a causa for divulgada, maior será a força de mobilização em nosso Município.

Desde o último dia 2 estamos provendo uma série de palestras, encontros e rodas de discussões, inclusive, em escolas municipais, locais aonde alunos, pais e professores estão recebendo orientações sobre o tema. A violência sexual é um assunto delicado e que normalmente acontece de forma velada. Se ninguém falar sobre ele, ninguém fica sabendo, a criança ou adolescente que é vítima se cala perante o fato e a punição se torna algo mais difícil. Massificar o assunto e demonstrar que a justiça pode ser feita, inclusive com a prisão dos agressores, a vítima passa a ter seus direitos resguardados e coragem para denunciar, por meio do disque 100”.


A mobilização está reunindo, além da secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), profissionais que atuam nos centros de referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Por meio de documentários, apresentação de projetos de proteção, palestras com temas de alerta como os perigos das redes sociais e direitos, sensibilização com caminhada e teatro de fantoches, são ações que integram as atividades da secretaria municipal de Assistência Social.

A secretária Kathe reforça que no plano de ação para o enfrentamento, em Várzea Grande,
abordará ainda o assunto no dia 24, com a realização de uma audiência pública, das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores.


18 DE MAIO: Por todo o País, são realizadas ações de divulgação intensa e positiva por todo mês de maio. Neste dia, em 1973, uma menina com oito anos de idade teve seus direitos violados e foi assassinada, em um caso de abuso sexual em Vitória, capital do Espírito Santo.

O choque e a impunidade dos criminosos levaram à mobilização de mais de 80 entidades
públicas e privadas e à sanção, em maio de 2.000, da Lei 9.970, pela então deputada federal Rita Camata, fundadora e presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1648/visualizar/