Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Terça - 24 de Julho de 2012 às 12:24
Por: Com assessoria Aprosoja

    Imprimir


  

O Programa de Aplicação Responsável (PAR) terá início na segunda (30) e percorrerá onze municípios de Mato Grosso orientando produtores rurais e aplicadores de agrotóxicos sobre as noções básicas de boas práticas agrícolas e aplicação dos defensivos. A Aprosoja, por meio do programa Soja Plus, participa deste treinamento para qualificar o produtor rural. O treinamento será ministrado por uma equipe da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

 

Os minicursos são ministrados, geralmente, no período da manhã e tem duas horas e meia de duração. As palestras levam aos alunos conceitos da responsabilidade na aplicação, informações sobre Inspeção Periódica de Pulverizadores (IPP), uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e boas práticas de pulverização. O PAR é uma parceria entre a Aprosoja, Unesp, Dow Agrosciences e Fundação MT. Confira o calendário dos treinamentos em nossa agenda.

Soja Plus - O Programa de Gestão Socioambiental da Propriedade Rural Brasileira - Soja Plus estabeleceu uma série de critérios de gestão que, se seguidos, poderão garantir ao produtor rural a melhoria contínua da produção de soja segundo requisitos de desempenho economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. Entre as ações do projeto constam capacitação do produtor rural por meio de assistência técnica e educação ambiental e o monitoramento das melhores práticas agrícolas na propriedade.

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua, não é certificação, e nem tem custo para o produtor. Tem como meta se tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Além da Aprosoja, participam do desenvolvimento do projeto a Abiove, a Anec, o Instituto Ares, Senar/MT, Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Algodão Social (IAS).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16487/visualizar/