Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Eleições 2016
Terça - 30 de Agosto de 2016 às 13:56
Por: Redação TA c/ TRE - MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
Os quase 32 mil eleitores de Mato Grosso convocados para trabalhar como mesários nas eleições municipais 2016, receberão treinamento para o exercício de suas funções no dia do pleito, a partir de segunda-feira (29/08). As capacitações podem ser presenciais ou à distância (online).

Em Mato Grosso há 60 zonas eleitorais, tendo cada uma a responsabilidade de convocar e treinar os colaboradores (mesários, coordenadores, secretários de prédio, entre outros), que irão atuar nos locais de votação de sua circunscrição.

Também compete a cada juízo eleitoral decidir qual será a forma utilizada para realizar a capacitação, presencial ou à distância.

O treinamento online é exclusivo para mesários convocados, conforme artigo 98 da Lei nº 9.504/1997 e artigo 177 da Resolução TSE nº 23.456/2016. O ambiente virtual oferece capacitação para eleições com ou sem biometria.

Após a conclusão de todas as aulas e exercícios, o mesário recebe uma declaração atestando sua participação no curso, seja presencial ou à distância.

Esse documento garante aos participantes a dispensa do serviço (público ou privado), sem prejuízo de salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, por dois dias.

A 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá irá realizar o treinamento online com os colaboradores que vão atuar como segundo mesário. "Optamos por fazer o treinamento presencial com os presidentes e aqueles que vão trabalhar como primeiro mesário, e secretários das mesas receptoras de votos.

Os demais receberão a capacitação na modalidade à distância. Também poderão utilizar deste mecanismo os convocados para treinamento presencial que não puderem comparecer por motivos justificáveis", explicou a chefe do cartório eleitoral, Gilvana Martins.

Ela destaca que o treinamento online está sendo muito bem aceito pelos mesários. "O curso presencial exige que o mesário compareça ao local do treinamento no dia e horário marcados.

Não há muita autonomia. Já o online permite que se capacitem nos horários que lhes seja mais favorável e, sendo assim, eles estão aderindo bem a essa modalidade de capacitação".





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/165/visualizar/