Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Quinta - 05 de Julho de 2012 às 11:10
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) divulgou na quarta (4) os percentuais definitivos de reajuste salarial da categoria, discutidos na última terça (3) em rodada de negociação coletiva com o sindicato patronal (Sinduscon-MT).

Pela decisão, os profissionais encanadores, eletricistas, armadores, carpinteiros, pedreiros, pintores e almoxarifes terão reajuste de 12,03%. Serventes, ajudantes, apontadores, meia colher e vigias, de 9,03% e encarregados, de 9,10%. Para quem recebe acima do piso ou trabalha na área administrativa o aumento será de 9%.

Na negociação desta terça, estiveram presentes em Cuiabá os sindicatos da construção civil e do mobiliário do Vale do Arinos, da região Norte, da região Sul, de São José do Rio Claro, de Cáceres e da construção civil de Cuiabá e Baixada Cuiabana, além da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT).

Além dos reajustes, a negociação coletiva também avançou em outros pontos. Estipulou que o trabalhador tenha a opção de vale combustível no mesmo valor do vale transporte e fixou o seguro acidente para todos. Outro avanço foi o oferecimento de café da manhã nos canteiros de obras, que passou a ser obrigatório para as empresas com mais de 75 empregados.  Também se tornou obrigatório o adiantamento salarial (vale), para o qual foram estabelecidas datas fixas.

O SINTRAICCCM  representa cerca de 28 mil trabalhadores. Participaram da negociação os sindicalistas Joaquim Santana (Cuiabá e Baixada Cuiabana); Valmir dos Santos (Vale do Arinos); Nilce Bolognesi (Vera e Feliz Natal); Eder Pessine (região Norte); Wilson Antônio de Lima (região Sul); Márcio Nascimento (São José do Rio Claro) e Hélio Cardoso da Silva (Cáceres).

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16577/visualizar/