Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INSENTIVOS
Quarta - 11 de Maio de 2016 às 13:31
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Ilustrar
O Encontro Nacional do Fórum de Gestores da Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), que em 2016 é realizado em Cuiabá, foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (10.05). O Fortec é um evento de relevância reconhecida, nacional e internacionalmente, que reúne personalidades envolvidas em inovação e transferência de tecnologia, com a participação prevista de 500 pessoas. Em Mato Grosso o evento é organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e será realizado até o dia 13 de maio.

Em sua 10ª edição, o Fortec deixou um legado em todas as regiões pelas quais passou. A secretaria da Secitec, Luzia Helena Trovo, destaca que as palestras e oficinas que serão apresentadas tem o objetivo de fomentar e criar em nossa sociedade uma cultura para a inovação, tecnologia e ciência. Pessoas renomadas no Brasil e no exterior abrirão os horizontes para o desenvolvimento nessa área.

“Este é um movimento forte no Brasil. Todos os estados estão envolvidos para fazer com que a inovação aconteça e Mato Grosso não pode ficar fora desse processo. O fórum envolve universidades públicas e privadas e o setor produtivo, trazendo a ciência para que ela possa trabalhar em prol do que a sociedade precisa”.


A professora da Universidade Federal da Bahia, Cristina Quintella, presidente do Fortec, destaca que Mato Grosso impede um saldo negativo maior da balança comercial brasileira, por conta do agronegócio, mas que existe uma criatividade enorme do povo mato-grossense que não foi transformada em riqueza para sociedade. “É preciso pegar essas invenções e patentear, gerando mais empregos e mais renda, transformar pequenas ideias em riquezas. Os gestores de inovação, transferência e tecnologia fazem exatamente isso, ajudam a identificar esses produtos, os mercados, a melhor estratégia e desse modo melhoram um pouco nossos indicadores. Mato Grosso tem muito a contribuir com a inovação tecnológica no Brasil”.


Ana Torkomian, diretora da Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos e coordenadora do Fortec região Sudeste foi homenageada nesta edição por ser uma das fundadoras do Fórum. “A homenagem é um reconhecimento do trabalho, pois apesar de estar em sua 10ª edição o esforço em juntar um fórum que incentivasse as pessoas, instituições, universidades, institutos de pesquisas engajados na promoção da inovação e de transferência de tecnologia é muito anterior.

Nestes dez anos temos muito o que comemorar, temos hoje centenas de núcleos de inovação tecnológica em diferentes estágios de evolução graças ao trabalho para fortalecer a inovação no país”.
O Fórum conta também com estandes do MT Criativo, composto por pequenos comerciantes que divulgam seus produtos, desde a agricultura familiar até artistas plásticos.

Um destes expositores é Willian Cocito, proprietário do SK Jogos e torneios, empresa nova que traz o esporte eletrônico para Mato Grosso. “Os esportes eletrônicos são conhecidos no mundo inteiro, mas no Brasil não tem essa pegada tão grande. Em Mato Grosso nós temos uma grande quantidade de jogadores profissionais e estamos trazendo estes jogos de torneio para cá. Estamos percebendo que este ramo de esporte eletrônico está se tornando uma economia crescente. Como ainda não existe um mercado definido no estado, nós somos pioneiros neste mundo tecnológico e digital”.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1713/visualizar/