Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Segunda - 09 de Abril de 2012 às 17:10
Por: Marina Marquez, do R7,Brasília

    Imprimir


O número de acidentes fatais durante o feriado da Semana Santa diminuiu, por dia, 10% em média comparado a 2011, segundo balanço da PRF (Policia Rodoviária Federal) divulgado nesta segunda-feira (9). Foram 90 acidentes com mortes este ano, contra 125 no ano passado.

A comparação foi feita considerando as médias diárias. Neste feriado as blitzes da PRF se concentraram nas estradas federais nos quatro dias de feriado. Em 2011 foram cinco dias devido ao feriado de Tiradentes que foi na mesma época da Páscoa.

De acordo com o porta-voz da PRF, inspetor Fabiano Moreno, reduzir o número de acidentes fatais é o principal objetivo da corporação, pois reflete diretamente na gravidade dos acidentes e no número de mortos.

Em média, as estradas federais tiveram, por dia, 642 acidentes, 381 feridos e 29 mortos. Em números absolutos, entre quinta-feira (5) e domingo (8) foram 2.569 acidentes, 1.524 feridos e 117 mortos..

Em 2011, nos cinco dias de operação no ano passado, 155 pessoas morreram e 2.223 se feriram em 3.518 acidentes.

Causas

Segundo Moreira, quase a maioria dos acidentes se deram por ultrapassagens mal sucedidas e atropelamentos.

- Ao todo, 33% das mortes foram por colisões frontais durante ultrapassagens e 13% foram atropelamentos. Juntando as duas temos quase metade dos acidentes.

 Moreira lembra ainda que 90% dos acidentes estão ligados à falha humana.

- Na maioria absoluta dos casos os acidentes ocorrem por imprudência, negligência e excesso de velocidade. Isso interfere no foco da PRF. Hoje nossos focos são o controle da velocidade, as ultrapassagens em local proibido, a embriaguez ao volante e as condutas de risco dos motociclistas.

As motos também são uma preocupação dos policiais. Além da maneira de conduzir, a falta de capacetes de segurança também é um problema. A cada 100 acidentes em que os motociclistas usavam capacete, 12 morreram. Quando o mesmo número de acidentes é considerado, mas os motoristas não usavam capacete, 58 morreram.

Lei Seca

A PRF também intensificou as operações de Lei Seca. Foram 14.233 testes de bafômetro, em média, um a cada 24 segundos. Ao todo, 581 motoristas foram reprovados no teste e 231 presos em flagrante.

O inspetor diz que o sucesso da operação se deve a vários fatores, entre eles a maior conscientização dos motoristas e o aumento da fiscalização.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17249/visualizar/