Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 29 de Agosto de 2016 às 17:07
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Sejudh-MT
Integrantes da comissão específica para estudos e alterações no Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT) realizaram a primeira reunião do grupo nesta segunda-feira (29.08).

O objetivo da revisão é adequar o manual à realidade das unidades prisionais do interior do estado. Nesse sentido, a reunião deliberou que serão realizadas visitas a estas unidades para coletar as demandas diretamente.

Na reunião, foi aprovada também a inclusão na comissão de representantes do Serviço de Operações Especiais (SOE), Escola Penitenciária, Diretoria de Saúde e da Central de Monitoramento do Sistema penitenciário, a fim de ampliar e qualificar ainda mais os debates acerca do POP.

Já fazem parte do grupo o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes, profissionais de nível superior da área do Direito, os superintendentes de Gestão de Penitenciárias e de Gestão de Cadeias, o diretor e subdiretor da Penitenciária Central do Estado (PCE), a diretora e subdiretora da Penitenciária Ana Maria do Couto May e o responsável pela Diretoria de Inteligência Penitenciária.

A comissão foi instituída em 10 de agosto desse ano, em atendimento às solicitações oriundas da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT), que apontava que alguns dos itens do texto eram ofensivos às prerrogativas do advogado.

POP

O Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), vigente desde 2014, padroniza os procedimentos operacionais nas 57 unidades que compõem o Sistema Penitenciário (Sispen), contribuindo para o Plano de Modernização do Sistema Penitenciário.

O POP é reconhecido como uma ferramenta essencial para fortalecer a segurança dos servidores e também dos recuperandos, pois embasa o treinamento técnico das equipes.

“Ele padroniza como o servidor deve agir desde a revista na entrada e inclusão do recuperando até a revista em autoridades em visita a recuperandos”, afirmou o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/176/visualizar/