Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 05 de Maio de 2016 às 13:23
Por: Redação TA c/ Secom/VG

    Imprimir


Foto: Divulgação
A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SMMADRS/VG) integra na parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), Governo do Estado para realização no próximo dia 7 de maio da segunda edição do Mutirão Rural, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Barbosa, no Distrito de Bonsucesso, das 8h às 16h.

Essa edição, faz parte da programação em comemoração aos 149 anos de fundação do Município, e vai beneficiar também as localidades vizinhas como Praia Grande, Pai André e Capão Grande. São parceiros também do evento a Polícia Militar, o Conselho de Segurança Pública de Várzea Grande, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Justiça estadual. O Ciopaer estará presente a partir das 14h a aterrissagem do helicóptero para promover integração junto às comunidades.

Além de serviços de cidadania e atendimentos específicos, a segunda edição traz de forma inédita o Ônibus Lilás, unidade móvel que acolhe e orienta às mulheres das zonas rurais. O veículo, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Superintendência de Políticas para Mulheres, trará informações de enfrentamento à violência   e ainda atendimentos com assistente social, psicóloga e educadora física.

Como explica a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, a segunda edição do Mutirão Rural será ainda maior do que a primeira, realizada em novembro do ano passado na comunidade rural Sadia III, pois houve a adesão de novos parceiros, como o Conselho de Segurança Pública de Várzea Grande que junto com a Polícia Militar está trazendo o Ciopaer, a Polícia Ambiental, o Robocop e atendimento de acupuntura. “A expectativa é de reunir mais de mil pessoas nesse dia e de multiplicar ao máximo os atendimentos socioassistenciais”.

SERVIÇOS - A secretaria de Meio Ambiente vai oferecer os seguintes serviços: recebimento de denúncias, educação ambiental, licenciamento ambiental, orientações sobre Áreas de Proteção Permanentes (APPs), distribuição de mudas e orientações sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo vai ofertar o atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A Secretaria de Gestão Fazendária prestará informações sobre tributos municipais, como IPTU, ISSQN, Alvarás e outras taxas.


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) levará cursos e palestras, negociação de dívidas, e ainda estará, dias antes do evento, vistoriando as localidades para sanar possíveis problemas e realizar reparos na rede de distribuição de água.


Os servidores da secretaria de Planejamento farão durante o Mutirão Rural uma pesquisa socioeconômica junto à comunidade. As informações coletadas, além de servirem de base para futuras ações do Município, serão utilizadas para composição da Lei Orçamentária Anual (LOA), já que muitas demandas apontadas poderão ser transformadas em projetos e para isso precisam estar inseridas no orçamento municipal para serem executadas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1787/visualizar/