Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Quarta - 20 de Abril de 2016 às 14:44
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Depois de oito anos sem ser realizada, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (20), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Mais de 100 mil pessoas devem passar pelo evento, que segue até domingo (24) e deve movimentar R$ 10 milhões em negócios. 

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades mato-grossenses, de estados do Brasil Central e de países que compõem a Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur): Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru, além de China e México.

 A FIT Pantanal é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sedec, e o Trade Turístico de Mato Grosso com o apoio do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Prefeitura de Cuiabá, Senac, Sebrae, Sesc, Fecomércio, além de outras entidades.

O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, pontuou que a reedição da FIT foi uma missão dada pelo governador Pedro Taques no ano passado e que hoje se concretiza. “Temos o propósito de fazer com que o turismo mato-grossense se desenvolva como um pilar econômico e a realização da FIT faz parte deste trabalho de divulgação do nosso potencial turístico. Estamos unidos com o Trade Turístico neste sentido. Queremos mostrar ao mundo que Mato Grosso recebe a todos de braços abertos”. 

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, afirmou que é importante para Cuiabá a reedição da feira. “Cuiabá é a capital e a porta de entrada para as inúmeras potencialidades turísticas que o Estado oferece. Em tempos em que tanto se fala de crise, estamos virando a página e buscando ações para superá-la, como por exemplo, investindo no turismo”.

Fomento ao turismo

Representando os governadores do Brasil Central, o governador de Goiás, Marconi Perilo, discorreu sobre a integração dos estados da região na divulgação dos potenciais turísticos. “Nossos estados concentram juntos três ecossistemas, sendo o Cerrado, Pantanal e Amazônia e neste sentido Mato Grosso é o que melhor representa esta diversidade. Estamos nos integrando a Mato Grosso para potencializar a divulgação dos nossos atrativos”.

O governador do Departamento de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, Ruben Aguilera, falou da integração entre as regiões para fomentar o turismo pelo Oeste do continente americano. “Estamos tão perto e muitas vezes tão longe. Esta integração é de suma importância. É uma oportunidade preciosa. Agradeço ao governador Pedro Taques pelo convite e pela oportunidade de discutir ações em conjunto”. 

O presidente do Zicorsur, Valetin Valenza, do Chile, disse estar lisonjeado com a oportunidade de participar de uma feira tão importante para o turismo mundial. “Vejo este evento de grande importância não só para a América Latina, mas para o mundo, já que concentra belezas que atraem os olhos de todos os cantos”. 

O governador Pedro Taques agradeceu o empenho dos envolvidos na realização da feira e destacou algumas das ações que o Estado vem desenvolvendo para fomentar o turismo mato-grossense. “Agradeço aos empresários do trade turístico de Mato Grosso pela oportunidade de realizarmos este evento em conjunto. Nosso Estado tem inúmeras belezas, como a Chapada dos Guimarães, o Pantanal, as belas praias do Araguaia, o turismo indígena. E tudo isso precisa ser mostrado ao mundo. Cabe ao Governo do Estado fazer esta divulgação e a FIT vem com este objetivo. Eu acredito na indústria turística, que é sustentável e rentável. Temos um projeto estratégico e nossas potencialidades precisam ser concretizadas”.

Taques também falou sobre o trabalho para a internacionalização do aeroporto Marechal Rondon, que possibilitará a integração com os países do Oeste da América do Sul. “Assim teremos mais uma ponte para o turismo, levando as pessoas para conhecer as belezas do Pacífico e trazendo gente de lá para conhecer o que temos de belo em Mato Grosso. Veja que um voo de Cuiabá para Santa Cruz de La Sierra leva cerca de uma hora e meia. De Cuiabá para São Paulo são duas horas. De Santa Cruz é possível acessar voos para Estados Unidos e Europa. Precisamos deixar de ficar de costas para o Oeste da América do Sul, precisamos nos interligar”, pontuou o governador.

Programação

 

Com o tema “Turismo, um grande negócio”, a FIT terá rodadas de negócios e vários eventos paralelos como a reunião da Zicosur; o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), os encontros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), de Guias de Turismo, dos Empresários de Turismo e dos Clubes da Melhor Idade, além de painéis temáticos, exposições e várias palestras voltadas ao setor.
 

Nesta quarta-feira (20), no período vespertino, dentro da programação do Encontro do Zicosur, das 14h às 18h ocorre a reunião bilateral Brasil-Bolívia, com representes dos dois países.

Das 14h às 17h, será realizado o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

No início da noite, às 19h, no Auditório das Borboletas, tem a Palestra Magna “Caminhos do setor do turismo diante do atual cenário econômico nacional e internacional”, com o palestrante Caio Luiz de Carvalho, ex-presidente da Embratur.

Turismo e Negócios

A partir das 18h, os portões da FIT Pantanal estão abertos gratuitamente para visitação da população. A programação se estende até às 22h, no Pavilhão das Nações.

Na Feira de Negócios, o público poderá adquirir pacotes turísticos e viagens com até 50% de desconto, uma ótima oportunidade para conhecer os atrativos naturais do Estado.

O Festival Gastronômico Sabores de Mato Grosso terá a presença de grandes restaurantes e buffets que estarão preparando pratos gourmets com preços acessíveis.

Já a Feira de Artesanato estará presente com cerca de 80 estandes divididos entre associações de artesãos e indígenas.

No espaço Turismo e Aventura a atração ficará por conta da demonstração gratuita dos esportes de aventura.

 

Toda a programação está sendo realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1933/visualizar/