Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ACIDENTE
Sábado - 16 de Julho de 2011 às 12:10
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) está acompanhando o caso da morte do servente de pedreiro Jonair Soares da Silva, 30 anos, que morreu na sexta-feira (15), por volta das 17 horas, depois de cair de uma altura de oito metros, do telhado da obra onde estava trabalhando. A construção está localizada próxima da avenida Fernando Corrêa, no antigo prédio onde funcionava a empresa Bimetal.

Segundo o presidente do sindicato, Joaquim Santana, Jonair caiu depois de pisar em falso no telhado, o que teria provocado a quebra de uma telha. O servente estava empregado há apenas sete dias sem carteira assinada. Ele deixou esposa e uma filha de três anos.

Segundo Santana, o SINTRAICCCM vai dar o apoio jurídico necessário à família para garantir os direitos trabalhistas do servente. Mas isso se o sindicato for acionado pela família.  “Nesse caso, vamos questionar a empresa quanto à necessidade de garantir a segurança do trabalhador no canteiro de obra, para que isso não volte a acontecer. Não podemos continuar a ser campeões em acidentes de trabalho”, comentou ele.

Pessoas jovens, como Jonair, são as mais suscetíveis a acidentes de trabalho. Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) mostram que o maior número de acidentados está na faixa etária dos 20 aos 29 anos. Já as doenças de trabalho atingem trabalhadores de 30 a 39 anos.

No Brasil, cerca de sete trabalhadores morrem diariamente vítimas de acidentes de trabalho. Mas esse número vem caindo. Comparado com 2008, a queda foi de 4,3%. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19428/visualizar/