Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRONEGÓCIO
Quarta - 20 de Abril de 2016 às 09:42
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), apoia o Fórum Nacional das Cadeias Produtivas, principal inovação da 52ª Expoagro, que será realizada de 2 a 10 de julho, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O evento, lançado oficialmente nesta terça-feira (19), é uma realização do Sindicado Rural de Cuiabá e conta também com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja).

O Fórum Nacional das Cadeias Produtivas terá, dos dias 4 a 8 de julho, cerca de 50 cursos, palestras e workshops gratuitos, voltados para o pequeno, médio e grande produtor, sobre os temas sojicultora e milhocultura, bovinocultura de corte, piscicultura, bovinocultura de leite e olericultura.

O secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, destacou que o Governo do Estado busca apoiar feiras que propõem levar inovação, tecnologia e informação ao produtor rural. “Este ano buscamos participar de feiras que tenham também perfil técnico, que busquem o desenvolvimento e agregação de valor no campo. A Sedec tem como prioridade o estímulo à irrigação, piscicultura e adensamento de cadeias”.

Esta edição da Expoagro é mais técnica, voltada para o produtor e para os grandes empresários do ramo do agronegócio, visando fechar negócios e apresentar o que há de mais moderno no segmento. A ideia da feira é transformar Cuiabá na capital do agronegócio, com parcerias públicas e privadas.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda, destacou a iniciativa da Sedec para o desenvolvimento do Estado. “A Sedec criou regras e normas que estão norteando as ações em prol do desenvolvimento e transformação do setor produtivo, de forma pioneira e inovadora, como o chamamento público”.

A programação do Fórum foi discutida entre as entidades representativas do setor e voltada para o adensamento de cadeias consideradas prioritárias. Para o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, a feira tem caráter democrático e atende todos os públicos. “Foi muito bom participar da concepção da feira, que vem no formato de cadeias produtivas. É um formato inovador, não conheço outra feira que trabalhe dessa forma, que consegue ser democrática e atender todos os públicos”.

O presidente da Acrimat, José João Bernardes, falou da quebra de paradigmas ao mudar o modelo da feira. “É preciso ter muita coragem para, após a realização de 51 edições da feira, fazer uma mudança dessa magnitude, quebrar alguns paradigmas. A feira de Cuiabá sempre foi vista como uma grande festa popular e agora mostra efetivamente sua importância para o produtor rural e para a economia do Estado. A capital do Estado será também configurada a capital do Agronegócio”. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1948/visualizar/