Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Segunda - 25 de Abril de 2011 às 23:24

    Imprimir


Presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP)
Presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP)
Tecendo elogios ao recém empossado presidente da Agência Executora da Copa de 2014 (Agecopa), Eder Moraes, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP) anunciou nesta segunda-feira (25) que também vai à Europa nesta quinta-feira (28) juntamente com a comitiva liderada por Eder para conhecer os meios de transportes sobre trilhos usados em alguns países, como Portugal e Inglaterra. “Tenho certeza que o melhor modal é sobre trilhos. E Éder Moraes pode perfeitamente delinear isso. Ele tem todo perfil para comandar a Agecopa”, disse o progressista ao informar que uma audiência pública será marcada para debater o assunto com a sociedade.

De acordo com Riva, Éder Moraes assume a Agecopa num momento muito bom, inclusive, com aval unânime da Assembleia Legislativa e do governo. No entanto, lembrou que ninguém faz nada sozinho e que "Moraes vai depender do trabalho dos diretores da agência".

Defendendo a bandeira de que apenas almeja um sistema de modal ágil e durável, pensando não só na Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, mas no desenvolvimento de Mato Grosso após o mundial de futebol, Riva disse que o “Bus Rapid Transit (BRT) pode ser interessante se implantado como alimentador do modal principal”, que neste caso, segundo ele, precisa ser o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O parlamentar travou uma batalha em defesa do VLT, chegando a cogitar na imprensa sobre uma possível articulação do então Diretor-presidente interino da Agecopa, Yênes Magalhães, a cargo da entidade para assegurar a implementação do sistema BRT (Bus Rapid Transit - corredor para transporte de massa). Fato negado por Yênes que chegou a apresentar modelo o Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá - que teria assegurado em 2008, por meio da escolha conjunta entre as prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e o Estado, via Ager, do modal BRT.

As declarações de Riva sobre a audiência, ainda sem data definida e sobre sua viagem a Europa, foram feitas, conforme a assessoria do parlamentar, durante solenidade de posse do secretário Chefe da Casa Civil, José Lacerda, e do presidente da Agecopa, Éder Moraes, no Palácio Paiaguás. “A sociedade cobra transparência na escolha do modelo que será implantado. Por isso, a Assembleia Legislativa vai debater o modelo que for escolhido”, explicou Riva, por meio da assessoria. Ele também salientou que desde 2007 vem pedindo ao Governo do Estado abertura para analisar outros modais. O parlamentar disse também que essa viagem representará mais uma oportunidade para conhecer melhor o sistema sobre trilhos. Ação que, segundo ele, deveria ter sido feita antes pelo governo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20133/visualizar/