Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sábado - 16 de Abril de 2016 às 17:00
Por: Redação c/ VG - MT

    Imprimir


Secom VG
Na ação foi realizada coleta lixo, plantio de árvores nativas entre outros.
Na ação foi realizada coleta lixo, plantio de árvores nativas entre outros.
Equipes da Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e Serviços Públicos, comunidade e alunos do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) realizaram na tarde deste sábado (16) mutirão de limpeza e revitalização no “Parque Ecológico Flor do Ipê” que possui área de 19 hectares, com 700 mts de trilha elevada, localizado no bairro Carrapicho, região do Grande Cristo Rei. Na ação foi realizada coleta lixo, plantio de árvores nativas, pintura das muretas e corrimão,  entre outros.

No local, o espaço que hoje está sendo revitalizado será urbanizado e transformado em um parque ecológico arborizado e equipado com aparelhos esportivos, playground infantil e área de lazer . "Cuidar dos espaços públicos é investir na qualidade de vida da população, principalmente aqui, uma região extensa propícia para área de lazer e também com vocação para visitação ecológica", destacou a secretária de Meio Ambiente Helen Farias Ferreira.

A secretária Helen Farias enfatizou que será elaborado o projeto paisagístico para implantação do futuro parque, com previsão de conclusão para o aniversário da cidade, em 15 de maio. "Após concluir a limpeza, iniciaremos a urbanização com o plantio de mudas de espécies nativas e catalogaremos toda a flora e fauna existente no local”, explicou a secretária.

A Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou equipe, tratores e caminhões no decorrer da semana para realizar limpeza na parte interna e externa do Parque para melhorar o acesso ao local.

O gerente da BRFoods, Marcelo Barbosa falou que a parceria da empresa visa revitalizar o Parque com gramas, placas de identificação da fauna e flora predominante no local, entre outros itens a serem avaliados. “Com isso, fomentaremos a participação da população no espaço público”.

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Kelly Dayana Benedet destacou que a parceria com a prefeitura é muito importante, pois a comunidade acadêmica pode ser inserida em um calendário de aulas práticas no local, por meio do programa de extensão.   A estudante do 6º semestre de Engenharia Ambiental, Ana Paula Venâncio disse que ficou impactada com a exuberância da fauna e da flora do Parque. “Minha turma está fazendo um levantamento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) sobre sequestro de carbono. E também estamos desenvolvendo a catalogação das árvores nativas. Tudo isso incrementa nossa grade curricular”. 

Já o Presidente do Bairro Carrapicho disse que a comunidade do Bairro Flor do Ipê está toda envolvida na manutenção, preservação e divulgação do Parque. “O Parque está aberto a visitação a toda população varzeagrandense, pois nos moradores da região somamos apenas 3.800 moradores. Então o acesso e uso ainda está inexpressivo pela qualidade de vida que o local oferece”.

A Secretária concluiu dizendo que o Parque ambiental é proveniente de um Termo de Ajustamento de Conduta. O instrumento extrajudicial foi requerido, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental do Ministério Público a uma construtora civil da cidade. 

O Programa de voluntários da BRF e Associação Comercial e Industrial do Cristo Rei (Acic) são parceiros na ação de revitalização do Parque.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2017/visualizar/