Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quinta - 24 de Março de 2011 às 09:27
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT)
Deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT)

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) foi indicado na quarta-feira (23/3) como membro titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização da União pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Além do parlamentar mato-grossense, o partido tem como membro da comissão o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-CE). Nos próximos dias a comissão será instalada após indicação de nomes por todos os partidos.

A comissão formada por deputados e senadores é responsável por examinar, emitir parecer e deliberar sobre o orçamento do governo federal de 2012, além de acompanhar e fiscalizar o orçamento. É da competência do grupo analisar e opinar com relatório técnico sobre planos e programas nacionais, regionais e setoriais.

A comissão tem como finalidade ainda deliberar sobre projetos de lei relativos ao plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual do governo federal.

Valtenir esteve na comissão em 2009 para elaborar o Orçamento Geral da União (OGU) de 2010. “Naquela ocasião saímos de um orçamento de R$ 340 milhões e conseguimos avançar para R$ 450 milhões de emendas de bancada”.  

Ele diz que seu trabalho será focado “no sentido de ajudar as demandas do partido, ter atenção redobrada para atender as necessidades de Mato Grosso e assegurar no orçamento o máximo de recursos para o Estado”.

Uma forma de canalizar recursos para Mato Grosso, informa, é trabalhar para incluir recursos junto ao Ministério da Integração, comandado pelo PSB, e que tem projetos diretamente ligados às carências socioeconômicas do Estado.

“Vamos dar foco para incluir recursos no Ministério da Integração Nacional. Em projetos de obras de prevenção, reconstrução e defesa civil e Arranjos Produtivos Locais (APL) para fazer inclusão social e produtiva”.

O deputado federal Valtenir Pereira creditou a sua indicação na Comissão Mista de Orçamento à credibilidade que tem no partido devido sua atuação parlamentar. “É a confiança que o PSB tem depositado no nosso trabalho e responsabilidade que temos na vida partidária. As missões que nos foram delegadas foram cumpridas com a devida atenção de nossa parte”.

Reforma política

O deputado federal Valtenir Pereira participa nesta quinta-feira (24) de duas atividades para debater e encaminhar propostas para a reforma política. Logo cedo, ele estará em um café da manhã na Fundação João Mangabeira para debater o assunto com colegas de partido liderados pela deputada federal Ana Arraes (PSB-PE).

Ainda pela manhã, ele participará da audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre o tema. Um dos participantes da audiência será o professor do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj), cientista político Fabiano Santos. Valtenir é membro titular da Comissão Especial.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20494/visualizar/