Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 14 de Abril de 2016 às 14:26
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Das 84 unidades básicas de saúde de Cuiabá, 63 já estão informatizadas com o e-SUS. A próxima etapa do processo de informatização das unidades será a aquisição de computadores para os 21 Centros de Saúde da capital. Das unidades de Atenção Básica, somente duas ainda aguardam a informatização, os Programas de Saúde da Família (PSF) Novo Milênio, que funciona em um prédio alugado e a unidade do Residencial Coxipó III, que se encontra em reforma.

O plano estratégico da Secretaria de Saúde de Cuiabá, para a implantação do e-SUS na rede de saúde da capital, transformou  Cuiabá numa  referência para outras cidades. Em razão da experiência  adquirida pelos técnicos do órgão, em janeiro, em parceria com o Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana, foi realizada uma oficina, seguida de visita técnica, com a participação de gestores e profissionais da Saúde dos municípios de Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nova Brazilândia, Acorizal, Jangada, Planalto da Serra, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger.

O assessor técnico, Hissene Feguri, explicou que nessa primeira fase de implantação, o e-SUS é uma ferramenta de operacionalização do sistema. Sua implantação efetiva, envolve desde a adequação das redes lógicas, de energia e estrutura das unidades, até o treinamento da equipe das equipes e profissionais, um processo que teve início em  2015.

“Na prática a implantação dessa ferramenta melhorou o atendimento como um todo, reduzindo desde a  espera por agendamento, até o atendimento em si. O usuário do SUS não precisa mais chegar de madrugada nas unidades, enfrentar filas para marcar uma consulta ou exame. Alem disso, esse instrumento traz para o sistema dados mais precisos, on line, facilitando o tratamento e acompanhamento dos pacientes”, explicou Feguri.

Estratégia do e-SUS

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Ministério da Saúde, e tem por objetivo reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, visando a qualificação da gestão da informação, fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

“Na verdade estamos falando do processo de informatização qualificada do SUS. Por meio dessa ferramenta os gestores poderão gerenciar e acompanhar on line todos os sistemas, desde o cadastramento, agendamento de consultas e exames, até o monitoramento em tempo real da rotina das unidades”,  explicou Feguri.

Na estratégia de implantação do e-SUS nas unidades básicas de Saúde de Cuiabá estão previstas a realização de oficinas específicas para médicos e enfermeiros, e o desenvolvimento de ações de educação permanente como ferramenta de apoio institucional.

 A implantação do e-SUS foi possível a partir de investimentos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Cuiabá, garantindo a compra de computadores os investimentos em infraestrutura, equipamentos e mão de obra.  




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2052/visualizar/