Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quarta - 02 de Fevereiro de 2011 às 13:56
Por: Cláudia Reis

    Imprimir


Ainda é muito pouco difundida no Brasil a concreta possibilidade de captação de recursos internacionais para a realização de projetos de responsabilidade socioambiental. Somente no Reino Unido, há 300 instituições  que destinam recursos para projetos realizados no Brasil (Guidestar UK, 2010). O EUROPEAID (Cooperação da União Europeia para o Desenvolvimento da América Latina) tem orçamento de 556 milhões de euros (R$ 1,28 bilhão), no período 2007/2013, para projetos de defesa dos direitos humanos, energia renovável, combate às drogas e redução da pobreza, dentre outras áreas.

No mapeamento das iniciativas sociais de empresas dos Estados Unidos no Brasil, realizado pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), foram analisadas organizações norte-americanas, identificando-se que R$ 204 milhões são investidos em atividades sociais no Brasil, beneficiando 39 milhões de pessoas.

Karina Ruffo, consultora de Patrocínio do IN-PRÓ — Instituto Movimento Pró-Projetos, especialista em Fontes Internacionais de Recursos, explica que as empresas brasileiras podem e devem buscar esses recursos internacionais. Ela vem acompanhando detalhadamente essas fontes internacionais. Em 2009, participou de dois eventos:

Culture Infodays 2009, em Bruxelas, na Bélgica, promovido pela Comissão Européia/ Education, Audiovisual & Culture Executive Agency (EACEA). Dentre os 450 participantes, o IN-PRÓ foi o único representante latino-americano.

29° Congresso Internacional de Captação de Recursos (IFC), conferência líder em educação e treinamento, captação e mobilização de recursos. Organizado desde 1981 na Holanda, o evento atrai regularmente cerca de 900 participantes de mais de 55 países. O IN-PRÓ estava entre os três participantes brasileiros do evento.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21059/visualizar/