Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 11 de Abril de 2016 às 15:42
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Uma horta orgânica está fazendo a diferença na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Cuiabá. A unidade está economizando na aquisição de temperos e legumes que abastecem a alimentação escolar de aproximadamente 400 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Ao não comprar esses ingredientes podemos aplicar os recursos em outros itens que os estudantes gostam, especialmente a carne e o frango que são produtos mais caros”, explicou a diretora Márcia Jamil.

A unidade não possui um espaço definido para abrigar a horta. Mas aproveita cada canto vago para montar um canteiro. Nos fundos da escola estão as hortaliças, temperos e tubérculos como alface, rúcula, cebolinha, pimenta de cheiro, salsa, pimentão, entre outros itens como a mandioca. Na parte que rodeia toda a quadra esportiva estão os legumes e frutas, como jiló, berinjela, quiabo, abóbora, maracujá e banana.

O trabalho começou a ser desenvolvido há dois anos, com a ajuda de um morador da comunidade, José Carlos Hortelã, que ficou carinhosamente conhecido no meio estudantil como ‘seo José dos Quiabos’.

“Tudo começou com o intuito de atender o pedagógico com temas envolvendo a sustentabilidade, qualidade de vida, utilização prática do conhecimento, adubos orgânicos e outros. E aproveitamos para utilizar o resultado do trabalho na alimentação escolar”, explicou Márcia, ao afirmar que a ação ganhou força ao longo do tempo e atualmente conta com a participação de professores, alunos, da equipe de gestão escolar e da comunidade.

Samuel da Silva Toledo estudante do 7º ano, entendeu o significado do trabalho. “A horta é uma forma de aprendermos um pouco sobre como é feito o plantio, suas etapas de desenvolvimento e ainda, como e quando devemos aguar. A importância do uso do adubo orgânico, que faz bem à saúde. Assim como os alimentos que são mais saudáveis”, relatou.

Outra estudante, Márcia Gonçalves, do 9º ano, diz que sempre que é possível os alunos observam o ‘seo Zé’ trabalhar. “Ele nos ensina muito sobre a importância da utilização do adubo orgânico e os professores potencializam esse aprendizado que envolve a horta e consequentemente os alimentos para o nosso bem estar”, observou.

Em algumas oportunidades, segundo a aluna, é lido um texto de ciências ou outra disciplina que fala sobre sustentabilidade e assuntos que envolvem a natureza e depois da discussão, a turma segue até a horta para entender na prática como tudo acontece.

São responsáveis pelo projeto da horta, além do Zé dos Quiabos, o coordenador pedagógico Wanderson Santana Barbosa e a diretora Márcia Jamil.

Adubo

Seo Zé dos Quiabos também prepara o adubo orgânico usado nos canteiros. “No começo era apenas uma caixa para armazenar a compostagem da matéria. Agora são duas caixas dagua para esse fim”, explicou a diretora.

O adubo orgânico pode ser feito utilizando restos de produtos de origem vegetal ou animal, como farinhas, bagaços, cascas, restos de vegetais, folhas, esterco entre outros, decompostos ou em estágio de decomposição. O preparo demora um certo tempo para ficar pronto, sendo que por aproximadamente 20 dias não pode ser mexido.

Para saber se o adubo está pronto, basta verificar o cheiro de terra, ele não suja a mão, tem temperatura ambiente (não é quente) e tem cor marrom escura. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2143/visualizar/