Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 10 de Dezembro de 2010 às 16:54

    Imprimir


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), preocupada com a alarmante proliferação do uso de drogas nos Municípios do país, realizou a pesquisa, com ênfase para o consumo e tráfico de crack, em 3.950 (71%) das cidades. O objetivo foi o de investigar se as drogas já estão presentes no município, como o poder público municipal está organizado para enfrentar este problema e qual a participação da União e dos Estados.

O Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas

Durante a XIII Marcha em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em abril deste ano o presidente Luis Inácio Lula da Silva lançou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, cujas primeiras ações foram colocadas em prática a partir de novembro deste ano.

O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas tem como fundamento a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de saúde, assistência social, segurança pública, educação, desporto, cultura, direitos humanos, juventude, entre outras, em consonância com os pressupostos, diretrizes e objetivos da Política Nacional sobre Drogas.

Metodologia da pesquisa

A CNM aplicou um questionário diretamente aos Municípios para saber quais as ações que estão realizando para o enfrentamento ao consumo de crack e outras drogas. O contato foi feito, preferencialmente, com os Secretários Municipais de Saúde, por conhecerem melhor o problema em sua cidade.

Objetivos da pesquisa

Identificar quais as ações que são executadas, quais as estruturas existentes, quais os recursos disponíveis e se o Programa do Governo Federal havia chegado aos Municípios de alguma maneira.

Desenvolvimento da pesquisa

Os questionários foram aplicados por meio de contato telefônico com os Secretários Municipais de Saúde, no período de 02 a 23 de novembro de 2010. Foram contatados os 5.563 Municípios dos quais 3.950 (71%)  responderam ao questionário.

No transcorrer da aplicação dos questionários foram registrados depoimentos bastante impressionantes por parte dos Secretários de Saúde de algumas cidades, que, literalmente, pediam socorro, pois o problema com as drogas está fora de controle em seus Municípios.

Os depoimentos são valorosos para caracterizar a situação que os Municípios estão passando com o desafio de “enfrentar o crack e outras drogas”. São situações extremas, como:

“Estamos comprando seringas para distribuição aos usuários para evitar que haja contágio do HIV”.

“A grande maioria das detenções são decorrentes de roubos para a compra de drogas”.

“O consumo de crack aumentou muito entre a população jovem e o Município está com grandes dificuldades para enfrentar o problema”.

“O índice de usuários é grande por causa das usinas de cana”.

O retorno por parte dos Secretários Municipais de Saúde é preocupante, principalmente, por saber que existem pequenos Municípios brasileiros que estão enfrentando sérios problemas em relação ao tráfico e ao consumo do crack e outras drogas. Os resultados da pesquisa retratam que o problema deixou de ser dos grandes centros urbanos e se alastrou para todo o território nacional.

Na próxima segunda-feira, 13 de dezembro, às 11 horas, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na SCRS 505, Bloco C - 3º andar (prédio do Cartório Maurício Lemos), o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski vai divulgar todos os detalhes da pesquisa, mostrando municípios onde o crack já está presente, as tabelas por Estado, etc...





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21569/visualizar/