Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Quarta - 08 de Dezembro de 2010 às 14:19

    Imprimir


Ednnilson Aguiar/Secom-MT
Inauguração de 26 trabalhadores da Arena Pantanal do Programa de Educação Básica (PEB)
Inauguração de 26 trabalhadores da Arena Pantanal do Programa de Educação Básica (PEB)
Do canteiro de obras para a sala de aula, 26 trabalhadores da Arena Pantanal iniciam na tarde desta quarta-feira (08.11) um semestre diferente. Eles são alunos do Programa de Educação Básica (PEB) ativado pelo consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mato Grosso. Contratado para construir em Cuiabá um complexo sócio-esportivo-ambiental de Primeiro Mundo, o consórcio atende a decisão da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa) de agir com responsabilidade social ainda durante as obras da Copa do Mundo de 2014. O canteiro de obras já emprega oito reeducandos, por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado com o Conselho Nacional de Justiça.

Na aula inaugural do PEB, que teve a presença de todos os parceiros do programa, pedreiros, carpinteiros, armadores, serventes, um fotógrafo e três reeducandos receberam informações básicas sobre o conteúdo do curso e a importância de frequentar as aulas de segunda a quinta-feira, após o expediente.

“Estou muito ansioso para começar as aulas, pois já tenho 72 anos e acredito que aprendendo a ler, terei mais facilidade em aprender a dirigir. Sei que muita gente tentou e desanimou, mas vou tentar até o fim, é o meu futuro. Quero aprender e ser mais feliz”, afirmou o zelador Umbelino Gonçalves da Silva, 72 anos.

“Fiz a inscrição para aprender a ler mais rápido. Sinto vergonha na igreja, quando todos os irmãos estão lendo a bíblia. Uma vez não pude fazer um cartão no banco, pois a moça disse que eu era analfabeto. Com este curso pretendo ler melhor e comprovar minha alfabetização, assim terei mais respeito das pessoas”, destacou o servente Pedro Arruda da Guia, 45.

“Fazer a melhor Copa, projetando positivamente Cuiabá e Mato Grosso, começa pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e isso está sendo feito aqui no canteiro através da educação. Este é um legado social que acontece ainda durante a primeira e maior obra para o Mundial de 2014”, destacou o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito. Ele lembrou que os trabalhadores da Arena estão escrevendo linhas importantes da história da Capital, do Estado e do País, ao ajudar a erguer a principal obra da cidade que vai sediar o maior evento do mundo.

“Das mãos destes trabalhadores vai surgir a Arena, palco do espetáculo a ser visto pelo mundo todo. E da obra toda, o tijolo mais importante é este da educação, um grande legado que já vai melhorar a vida destas pessoas. Elas vão superar o desafio de erguer uma arena moderna, verde e sustentável, e também tem coragem para vencer o desafio da educação, que abre o caminho para a transformação social do País”, disse Carlos Brito.

REFERÊNCIA NACIONAL

Os professores e coordenadores do Sesi, instituição que é referência nacional em capacitação profissional e educação, destacaram a importância do programa. “Nós também aprendemos muito com as experiências de vida destas pessoas, é uma troca. E o nosso diferencial é o conteúdo, elaborado a partir da realidade e das vivências dos nossos alunos, facilitando o aprendizado e a absorção dos conhecimentos”, disse a supervisora de Educação de Jovens e Adultos (EJA-Sesi), Vanessa Gonçalves. Esposas e filhos dos trabalhadores da Arena também podem participar dos programas do Sesi.

O gerente de Contratos do Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior, Eimar França, destacou que os colaboradores optaram por melhorar, crescer. Ele manifestou a satisfação do consórcio em oportunizar este benefício em parceria com o Sesi e a Agecopa. “Com estas escolas nos canteiros de obras, ajudamos a reduzir o analfabetismo, reforçar a formação humana e cidadã e integrar socialmente esses profissionais por meio da educação”, disse.

Outros cursos estão previstos para a obra da Arena Pantanal, destinados tanto para os trabalhadores quanto para as comunidades. Um deles, com foco na construção civil, será voltado para o público feminino. A realização do PEB e de outras capacitações é uma prática comum das empresas que formam o consórcio, que em todos os empreendimentos executam ações de responsabilidade social para os trabalhadores e para a comunidade.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21599/visualizar/