Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 07 de Abril de 2016 às 10:24
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Em mais uma ação organizada pela Teoria Verde, Eu Amo Eu Cuido, Sindicato Bike Park e com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Deputado Wancley Carvalho, Explorando MT, Águas Buriti, Associação Rio Cuiabá e seus afluentes, Digoreste Tatoo e Desing, Deck Avenida, todos os amigos e parceiros envolvidos, será realizada no dia 9 de abril (sábado), às 9h, a limpeza do Morro da Luz, esse ponto histórico da capital.

O objetivo é chamar atenção para o problema e da falta de educação ambiental da população que joga lixo no local.

Estamos buscando apoio da Polícia Militar e de grupos de apoio para atendimento a dependentes químicos. Será sorteada uma Tatto do Digoreste Tatoo e 2 vales feijoada do restaurante Deck Avenida entre os voluntários.

Quer ser voluntário nessa ação?

É só comparecer no dia 9 de abril. Se possível leve luvas de borracha (facilmente encontradas em supermercados)

Um pouco de história do Morro da Luz

Parque Antônio Pires de Campos, homenageando o filho do Bandeirante Manoel de Campos Bicudo, é nome oficial do morro que é uma imensa área verde localizada no centro da capital. Foi tombado como patrimônio histórico municipal pelo Decreto de Lei nº 870 de 13.12.1983.

Em 1722, contam os historiadores, que o bandeirante Miguel Sutil, guiado por um índio, tornou-se o primeiro homem branco a chegar ao topo, na época, o monte ficou conhecido como Lavras do Sutil, devido ao grande número de pepitas de ouro existente no lugar.

Um dos primeiros desbravadores a atingir o local, e devido à existência naquela área elevada de uma pequena casinha, a subestação da usina casca I, que fazia distribuição da energia, e inaugurada em 1928, também ficou conhecida como Morro da Luz. 

Primeiro Parque Urbano do Centro-Oeste Brasileiro, inaugurado em 22 de Maio de 1925, pelo então prefeito Cel. José Antônio Albuquerque, como ato inaugural da tão esperada escadaria que ligaria e facilitaria a movimentação da população da rua debaixo a Colina do Seminário.

A colina só ganhou a denominação de Morro da Luz na década de 40, quando foi instalada no local a empresa de Força, Luz e Água (Efla).

Hoje, o Morro da Luz conta com pequenas trilhas e praças e escadaria com 115 degraus que ligam a avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) ao lado mais elevado da colina, na rua Manoel Santos Coimbra. Desaconselhável caminhadas pelo local, pois é área de risco, sem policiamento.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2201/visualizar/