Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 07 de Abril de 2016 às 09:39
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves, o diretor-geral adjunto da Polícia Civil, Rogério Modelli e equipes de oficiais e delegados se reuniram com moradores, presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e demais líderes de bairros de Cuiabá. Organizado pelo Conselho de Segurança dos bairros atendidos pela Base Comunitária Beira Rio, o evento teve como objetivo principal o estreitamento das relações da polícia e outras instituições públicas com a comunidade.

O encontro foi realizado na noite da ultima terça-feira (05), no salão da Paróquia São José Operário, no bairro Dom Aquino, na capital. Mais de 150 pessoas, entre presidentes de conselhos e de associações de moradores de 15 bairros, conversaram sobre ações de segurança e apresentaram reivindicações.

A presidente do Conseg Beira Rio, Rosa Barbosa, destacou a importância da parceria entre moradores e as polícias na prevenção e combate à criminalidade. Na análise da líder comunitária, a segurança pública mato-grossense está desenvolvendo um trabalho que demonstra empenho e determinação no enfrentamento da violência.

Temos mais policiais nas ruas fazendo a prevenção, uma presença necessária que tem o reconhecimento dos moradores, observou. Nossos chamados também estão sendo atendidos com mais rapidez tanto por parte da PM como da Polícia Civil, completou.

O vice-presidente da União Cuiabana de Associações de Bairros e presidente do Conseg do Residencial Coxipó, Benedito Paulo Nunes, pediu mais policiamento na região e a instalação de uma base da PM. Conforme ele, o bairro vem servindo de rota de fuga para criminosos que atuam na região. Benedito Paulo considerou fundamentais encontros nos quais a população pode ser ouvida em suas demandas.

O comandante-geral da PM reconheceu que a corporação tem limitações, mas enfatizou que dentro da capacidade operacional, a instituição se empenha cada dia mais nas ações preventivas e repressivas ao crime. Alves disse que sente orgulho de integrar a equipe de gestão do governo que prioriza e trabalha pela reestruturação e fortalecimento das forças de Segurança Pública.

Restruturação

Ano passado, lembrou ele, a PM recebeu 600 novos policiais. Outros 1.340, citou, estão em formação e devem reforçar o policiamento a partir de agosto deste ano. A instituição também recebeu carros, motos, armas, coletes balísticos e outros equipamentos. O comandante destacou a importância da população nas ações de Segurança Pública e se colocou à disposição dos moradores e das lideranças comunitárias.

O diretor adjunto da PJC, Rogério Modelli, pontuou que a polícia não faz segurança sozinha, sem a participação da comunidade. Ele também reconheceu limitações, mas enfatizou a reestruturação da segurança pública citando aumento do efetivo policial e planos de ações estratégicas definidos e empregados em conjunto com a Polícia Militar e outras instituições. A PJC tem 500 policiais em formação e 1.200 vagas abertas em novo concurso público.     

A reivindicação de Benedito Paulo e de outras lideranças e moradores foram registradas e estão sendo encaminhadas às unidades das polícias Militar e Civil. A Base Beira Rio, comandada pelo tenente Luiz Fernando Lima Façanha, atende 14 bairros da região e integra o Comando Regional de Cuiabá.

Também participaram o comandante regional de Cuiabá, tenente-coronel Jorge Luiz Magalhães; o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Edivaldo Oliveira; o delegado regional em Cuiabá, Walfrido do Nascimento; o coordenador de Polícia Comunitária da PM-MT, major Sízano Barbosa; o coordenador de Polícia Comunitária da PJC, delegado Gênison Brito de Lima, entre outras autoridades. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2205/visualizar/