Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 07 de Abril de 2016 às 08:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O prazo para os mato-grossenses que desejarem destinar 3% do Imposto de Renda para o Fundo da Infância (FIA) termina em 30 de abril. A contribuição vai ajudar a criar ações para coibir a violência contra o público infantil.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Annelyse Cândido, além dos 20% que todo contribuinte tem direito de abater no ato da declaração anual do Imposto de Renda é legal destinar 3% desse valor para o FIA. Para ter direito à isenção basta que o contribuinte selecione no sistema da declaração a ficha específica sobre a doação.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, afirma que esta é uma oportunidade única de todos contribuírem diretamente para melhorar a qualidade de vida da criança e do adolescente. “Essa é a chance de fazer esses recursos ficarem aqui, auxiliando quem tanto necessita”, observou o gestor.

O ato da destinação, apesar de simples, ainda não é muito conhecido pela população, conforme destaca a primeira-dama de Mato Grosso e coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias, Samira Martins. “Infelizmente muita gente não sabe que essa opção existe e isso pode mudar a vida de muitas crianças e adolescentes”, ressaltou Samira.

A campanha é uma realização do Cedca-MT em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso, Núcleo de Ações Voluntárias, Prefeituras e Receita Federal.

Para doar

O período para declaração do imposto de renda vai até 30 de abril e todo contribuinte tem direito de destinar os 3% para o Fundo da Infância, bastando indicar no ato a destinação. A presidente do CRC-MT, Sílvia Cavalcante, solicita a todos os contabilistas de Mato Grosso a participarem efetivamente da campanha informando a existência da opção.

“Sejam multiplicadores dessa campanha para que o FIA se fortaleça. Esse é o apelo que fazemos. Vamos levar para dentro das empresas e de nossos escritórios essa possibilidade”, disse.

O Fundo da Infância e Adolescência (CNPJ - 37.499.613/0001-25) é gerido pelo Cedca e fiscalizado pelo Tribunal de Contas, Controladoria Geral do Estado e pelo Ministério Público de Mato Grosso, como forma de transparência das doações recebidas.  




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2212/visualizar/