Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 20 de Setembro de 2010 às 17:01
Por: InfoMoney

    Imprimir


Em agosto, a inadimplência com cheques caiu para o menor patamar desde fevereiro de 2005, ficando em 1,62%, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta segunda-feira (20). Considerando somente os meses de agosto, este é o menor nível desde agosto de 2004.

No acumulado do ano, frente ao mesmo período de 2009, houve queda de 9,3% no número de cheques compensados, para 747,539 milhões. Já o número de cheques devolvidos por falta de fundos recuou ainda mais no período (-26,5%), para 13,640 milhões. Assim, no período, a inadimplência com essa modalidade ficou em 1,82%, o menor percentual para os oito primeiros meses, desde 2004.

Preferência por outras modalidades

A melhora da qualidade do cheque tem feito com que o brasileiro utilize mais essa modalidade de pagamento, sobretudo em compras à vista e parceladas, via pré-datado, para prazos mais curtos.

Apesar disso, no geral, segundo os técnicos da Serasa, o consumidor tem preferido outras formas de pagamento que possibilitem parcelamentos mais longos. “Diante do endividamento crescente e dos juros mais altos, os consumidores buscam alternativas de crediário com prazos mais longos para suas compras, para reduzir o valor das prestações, utilizando outros meios de financiamento que não o pré-datado”.

Para os analistas, a perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue em queda. Eles esperam, porém, algumas pressões de elevação, devido às compras para o Dia das Crianças e para as festas de fim de ano, quando o consumidor procura diversas formas de pagamento.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22319/visualizar/