Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 04 de Abril de 2016 às 16:44
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Servidores de diversas secretarias concluíram na última quinta-feira (31.03) o curso de Língua Espanhola e Cultura Hispânica - Nível Básico. As aulas começaram no dia 29 de fevereiro, totalizando 60 horas de aulas e atividades extraclasses. A realização e organização do curso foram feitas pela Superintendência da Escola de Governo. O objetivo foi capacitar servidores públicos estaduais para leitura, escrita e fala em Espanhol.

Foram capacitados no idioma espanhol básico 18 servidores lotados nas Secretarias de Estado de Gestão, Trabalho e Assistência Social, Segurança Pública, Educação, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Justiça e Direitos Humanos, Saúde, além de Politec, Ager, MT Gás e Polícia Judiciária Civil.

A didática do curso de idioma foi dividida entre a língua espanhola e cultura hispânica. Na primeira fase foram estudados: gramática, verbos, fonética, falsos cognatos, diálogos básicos; Internet: Notícias, sites de interesse, e-mail. Já na Cultura, os alunos aprenderam sobre origens, etimologia, geografia (países hispano-falantes), costumes locais, gestos, regionalismos, gírias, diferenças entre Espanha e América Latina, músicas e filmes.

O instrutor da capacitação foi o Analista de Desenvolvimento, Cristian Labra, chileno lotado na Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). Ele cursou Letras/Espanhol na Universidade Federal de Mato Grosso e também é fluente em inglês. Para ele, o objetivo do curso foi alcançado. “Além dos servidores adquirirem noções da língua espanhola, também tiveram contato com a cultura hispânica como uma forma de integração com países hispano-falantes que são vizinhos do Brasil”, afirmou Labra.

O turismólogo, Leandro Carvalho, lotado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) ressaltou que o curso contribuiu para seu trabalho. “Eu gostei do curso, e eu já tive que atender turistas na secretaria, e o espanhol ajuda no trabalho de atendimento”, enfatizou.

Segundo a coordenadora de educação, Clara Sandra, o curso teve grande aceitação e, por isso, novos cursos de línguas serão oferecidos aos servidores. “Iremos ter o curso de inglês ministrado pelo professor Cristian Labra, no mês de abril”, completou.

A escrivã Eliana Penteado, da Polícia Judiciária Civil, realiza expediente na Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e Delegacia Especializada do Atendimento ao Turista (Deletur). Ela participou do curso e relatou que em suas atividades diárias é necessário saber um pouco do idioma. “Trabalho com público e por isso é necessário saber o espanhol, e o curso foi muito bom”. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2290/visualizar/